
Clique na foto para visualizar a galeria
A dez mãos
O chef do Balthazar, Pedro Faria, ganhou a companhia de Andres Cervini, Juarez Campos, Wellington Santos e Gabriel Bordoni, na última quinta, para o Jantar dos Chefs. Andres misturou o ácido do maracujá com o doce da erva doce, missô, dill e tomilho em seu Tiradito de Peixe. Explosão de sabores. Juarez apresentou a clássica pasta i fagioli com camarões e trufas brancas, simplicidade com refinamento típicos da gastronomia italiana contemporâena. Pedro criou um risoto de cevada (orzotto) com polvo grelhado e aioli de alho negro. Gabriel, revelação da cozinha capixaba que abriu o Tatá, em São Mateus, após estágios na Itália, serviu carne de sol da montanha com texturas de couve-flor. E Wellington fechou a noite com bombom ácido de capim limão e releitura da torta de maçã com crumble de canela. Amantes da alta gastronomia já querem bis.
Fotos: Kevin Barboza
Joaquim Lyrio
Laila Nemer, Mindla Corrêa, Carol Cavalcante e Jana Pimentel coquetel de moda e design.


Coquetel
Mariana Martinelli, Ieda Pontes, Jana Pimentel e Nanda Trindade: reencontro de amigas com presença especial de Mariana, que mora nos EUA e visita amigas e familiares.
Rota será pavimentada
A Rota dos Lagos, entre Pedra Azul e Venda Nova, está sendo pavimentada. Agora, além de heliponto, já tem meio fio e calha. Chic! E chegaram os primeiros blocos para o início do trecho. Parabéns a todos os envolvidos , governador Casagrande, vice-governador Ricardo Ferraço, prefeitos Dalton Perim e João Paulo Nali, secretário Enio Bergoli e sua equipe .
.
Madeira com história
Na terceira edição da feira Espírito Madeira – Design de Origem, que acontecerá de 11 a 13 de setembro em Venda Nova do Imigrante, o artesanato em madeira volta a ocupar lugar de destaque. Na cidade considerada a “Capital Nacional do Agroturismo”, a relação com a madeira vem dos imigrantes italianos, que a utilizavam desde a estrutura das casas até os móveis e objetos do cotidiano.
Três artesãos se destacam não apenas pela habilidade, mas também pela forma como suas histórias se entrelaçam com o fazer manual em madeira: Inês Carnielli, José Camata e Tiago Altoé . “Mais do que vender uma peça, a gente conta uma história. Esses eventos também incentivam novas gerações”, observa Inês.

Em Vila Velha
O gerente de parcerias da Helbor, Horácio Tornic Filho, o corretor de imóveis Fabiano Garcia e o consultor imobiliário André Correia, no café da manhã para apresentar as novidades da incorporadora de São Paulo no mercado, no Coco Bambu de Vila Velha.
Making of
José Camata, conhecido como “Beppe Camata”, aos 80 anos, mantém uma oficina e uma lojinha às margens da BR-262, no distrito de São João de Viçosa, onde também criou seu próprio torno para confeccionar as peças. Com foco em brinquedos e utensílios, inspirou a filha Silvana, pedagoga, que faz pirografia com temas católicos. Ele será um dos expositores da feira Espírito Madeira – Design de Origem.

As ilhas-experiência do Caribe
O Caribe está diferente. Ilhas inteiras foram criadas por companhias como Royal Caribbean, Disney Cruise Line e MSC. Não são apenas paradas — são destinos completos, com praias exclusivas, restaurantes temáticos, esportes aquáticos e shows. Celebration Key é a nova ilha privada da Carnival Cruise Line.
Nos anos 1980, algumas companhias começaram a arrendar pequenas ilhas para oferecer paradas mais “exclusivas” aos passageiros. Hoje, essas ilhas são megaoperações logísticas: capacidade para 10 mil visitantes por dia; parques aquáticos com toboáguas de 40 metros; restaurantes conectados à cozinha do navio; e píeres que recebem múltiplos transatlânticos simultaneamente.
Para muitos passageiros, a ilha privada representa toda a experiência. Eles desembarcam, passam o dia em praias perfeitas, nadam com arraias e almoçam hambúrguer com vista para o mar — tudo sem sair da área controlada pela companhia. Ao fim do dia, voltam ao navio sem ter conhecido Nassau, Freeport ou qualquer vilarejo local. Celebration Key foi projetada para receber 2 milhões de visitantes por ano. CocoCay, da Royal Caribbean, chegou perto disso em 2023. Se fossem países, estariam entre os destinos mais visitados do Caribe.
Hi-Lights
De férias na Ilha, Patricia Tristão ganhou parabéns surpresa no Clericot, sábado. Entre as presentes, Claudia Mameri, Tati e Kika Guzzo, Renata Cola, Eduarda Buaiz, Kamille Moyses e Claudia Giestas.
Simone Barros e Daniel Herkenhoff celebraram Bodas de Porcelana, sábado. Brindaram em allmoço com os pais dele, Solange e Mario, e irmãs, Alexandra e Marianna Romanelli, que veio de Paris para férias em família .
Rodrigo de Freitas participou da 44ª Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, no Hotel Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro. Com ele, a esposa e também médica, Favia Gomes de Freitas.
Elia Lucas e Celia Colodette eram algumas das presentes no café da manhã de Carla Buaiz, sábado.
Franco Bastos, que é o presidente da Associação dos Moradores do Alto Caxixe, está feliz da vida com a pavimentação da Rota dos Lagos. Ela dá acesso à Quinta dos Manacás, onde ele reside numa bela casa projetada por Manoel Falcão.
A Rota dos Lagos parece um pedacinho da Suíça, com a paisagem do lago com os pinheiros ao fundo . Ela dá acesso ao Peter Fruit, Quinta dos Manacás, Cervejaria Altezza, Artelatte, entre outros pontos turísticos da região.
Thaiz de Deco Souza, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faesa, participa da organização do 1º Sonare CardioVet – Simpósio de Inovação em Medicina Cardiovascular Veterinária, dias 15 e 17 de agosto, no Hotel Century Plaza.
.
O Espírito Santo conquistou, em julho, o maior Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) entre os estados do Sudeste, alcançando 103,9 pontos, resultado que representa um avanço de 3,6% em relação a junho.


Andrea Pena
A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. Sua marca é observar o jet set, o lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.
Contato: [email protected]
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória