Juneau (Alasca), 11 de agosto de 2025 – A Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) comissionou oficialmente o USCGC Storis (WAGB 21) durante cerimônia em Juneau, Alasca, marcando a primeira aquisição de um quebra-gelo polar em mais de 25 anos e preenchendo uma lacuna operacional enquanto a frota aguarda a chegada dos novos navios da classe Polar Security Cutter.
O Storis, anteriormente o navio civil Aiviq, foi adquirido em 20 de dezembro de 2024 e passou por modificações para aprimorar sistemas de comunicação e capacidades de defesa. A embarcação conta com tripulação híbrida, composta por militares da Guarda Costeira e marinheiros civis, e ficará temporariamente atracada em Seattle (Washington) até que sejam concluídas melhorias de infraestrutura em Juneau.
Segundo o subsecretário do Departamento de Segurança Interna, Troy Edgar, a incorporação do Storis é parte da “One Big Beautiful Bill Act”, iniciativa do ex-presidente Donald Trump que destina US$ 25 bilhões para modernizar a Guarda Costeira – o maior investimento único na história da instituição. “Essa nova capacidade tornará a USCG mais preparada para proteger interesses nacionais, apoiar comunidades marítimas e atuar ao lado de nossos aliados”, afirmou.
O navio será fundamental para aumentar a presença operacional dos EUA no Ártico, contribuindo para a estratégia Force Design 2028, lançada pela secretária de Segurança Interna Kristi Noem, que visa transformar a Guarda Costeira em uma força mais ágil, capaz e responsiva.
Para o almirante interino Kevin Lunday, comandante da USCG, o Storis representa “um reforço imediato para controlar, proteger e defender as fronteiras marítimas dos EUA no Alasca e no Ártico, além de ser o primeiro passo para expandir a frota de quebra-gelos e garantir a soberania americana diante de influências hostis na região”.
Esta é a segunda embarcação na história da Guarda Costeira a receber o nome Storis, homenagem ao lendário “Fantasma Galopante da Costa do Alasca”, que operou no Ártico por 64 anos.
Além do Storis, a One Big Beautiful Bill Act prevê recursos para ampliar a frota de quebra-gelos, incluindo US$ 4,3 bilhões para navios da classe Polar Security Cutter, US$ 3,5 bilhões para três Arctic Security Cutters e US$ 816 milhões para quebra-gelos leves e médios voltados a operações domésticas.
Com o novo navio, os EUA passam a operar três quebra-gelos polares, fortalecendo a capacidade de garantir acesso e proteger os interesses nacionais nas regiões polares.■
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