
É #FATO: nova lei no RJ obriga hospitais a avisar autoridades quando atenderem vítimas de acidente de trânsito com sinais de embriaguez
Reprodução
Circula nas redes sociais um cartaz afirmando que uma “nova lei no Rio de Janeiro” obriga hospitais a avisarem autoridades quando atenderem vítimas de acidente de trânsito com sinais de embriaguez. É #FATO.
selo fato
g1
📲 Como a checagem chegou ao Fato ou Fake?
Leitores sugeriram por meio do nosso WhatsApp: +55 (21) 97305-9827.
🟢 O que diz a publicação?
Trata-se de uma espécie de “cartaz”, com o título: “Nova Lei no RJ”. O texto principal descreve: “Hospitais agora são obrigados a avisar as autoridades quando atenderem vítimas de acidente de trânsito com sinais de embriaguez”.
O conteúdo afirma que a norma está em vigor desde 26 de junho de 2025 e detalha que hospitais públicos e privados devem repassar à Secretaria de Saúde e à Polícia Civil dados das pessoas nessas condições que passaram pelas unidades de saúde, além de informações sobre o acidente e os indícios de consumo de álcool.
O material alerta: “Omissão pode gerar punição administrativa, civil e penal”.
✅ Por que é fato?
O Fato ou Fake enviou a publicação viral à assessoria de imprensa da Casa Civil do governo estadual do Rio de Janeiro. A pasta informou que:
A lei nº 10.831, de autoria do deputado Rodrigo Amorim (PTB-RJ), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) em 26 de junho de 2025.
A norma institui a obrigatoriedade de notificação e registro compulsórios, pelos serviços de saúde públicos e privados no estado do Rio de Janeiro, sobre o atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, apontando a existência de indícios de embriaguez.
E o estado tem 90 dias a partir da sanção – ou seja, até setembro – para regulamentar a aplicação da lei
Em 27 de junho, o site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) publicou em seu site um comunicado sobre o tema, com o título: “Agora é lei: Hospitais serão obrigados a notificar acidentes com indícios de embriaguez”.
A nota aponta que as informações deverão ser encaminhadas à coordenação do programa estadual Operação Lei Seca: “A medida foi elaborada a pedido da então coordenadora da operação no Rio, delegada Verônica Stiepanowez, que relatou dificuldades na obtenção de dados hospitalares sobre acidentes relacionados ao álcool”.
É #FATO: nova lei no RJ obriga hospitais a avisar autoridades quando atenderem vítimas de acidente de trânsito com sinais de embriaguez
Reprodução
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)