
VÍDEO: uiraçu é filmado pela primeira vez no Parque Nacional do Iguaçu
Um registro histórico agitou a equipe do Projeto Onças do Iguaçu. Pela primeira vez, um uiraçu (Morphnus guianensis) foi filmado no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.
A ave de rapina, considerada uma das mais raras das Américas e ameaçada de extinção, foi flagrada no mês passado por uma armadilha fotográfica instalada para monitorar a fauna local. De acordo com os técnicos do projeto, provavelmente o animal estaria caçando no momento do flagrante, o que explicaria sua presença no solo.
A espécie, que vive em áreas de mata fechada e pouco alteradas, é extremamente difícil de ser observada. Até então, havia apenas um registro fotográfico no parque, feito em 2022, quando o uiraçu foi visto predando um gambá comportamento inédito documentado para a ave.
Uiraçu (Morphnus guianensis) foi registrado no Parque Nacional do Iguaçu
Projeto Onças do Iguaçu
Segundo a coordenadora do projeto, Yara Barros, o flagrante é um indicativo da qualidade ambiental do parque. “É um predador do topo da cadeia que precisa de áreas extensas e preservadas. O Parque Nacional do Iguaçu continua sendo um refúgio seguro para a vida selvagem”, afirma.
Para a coordenadora do Projeto Harpia no Brasil Tânia Sanaiotti, que trabalha com uiraçus há 28 anos, o registro é fantástico. “A distância desse segundo registro de um uiraçu adulto, para o primeiro registro em 2022, evidencia que há mais de um casal no Parque Nacional do Iguaçu, que aparentemente mantém uma população estável da espécie”.
“A ocorrência do uiraçu-falso Morphnus gujanensis, no Parque Nacional do Iguaçu, é um fato muito importante para a Ornitologia do estado do Paraná. A espécie habita florestas densas e em bom estado de conservação, é muito difícil de ser visualizada devido aos seus hábitos de se ocultar na floresta” diz Pedro Scherer Neto, um dos mais respeitados ornitólogos do país.
O Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, abriga um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do país, além das famosas Cataratas. O registro reforça a importância de proteger o parque para garantir a sobrevivência de espécies raras como o uiraçu.
Falsa harpia?
O uiraçu (Morphnus guianensis) é conhecido também como uiraçu-falso, falsa-harpia ou ainda falso-gavião-real. O motivo desses termos está relacionado ao fato dessa espécie se assemelhar bastante à maior águia brasileira, harpia (Harpia harpyja).
Veja as diferenças entre uiraçu e harpia
Arte TG
Apesar desses nomes o uiraçu não apresenta nada de “falso”. Na realidade a espécie impressiona pela imponência, ao assumir a posição de segunda maior águia do nosso território e ser considerada mais rara e difícil de ser avistada na natureza. Mas afinal, como distinguir uma espécie da outra?
Com porte menor que da rainha das florestas, o uiraçu pode apresentar três tipos de plumagem, a morfo claro, morfo escuro e morfo escuro extremo. A confusão entre as espécies ocorre com os indivíduos que possuem as penas claras, porém ainda assim é possível diferenciar uma da outra.
A principal característica é que o uiraçu apresenta uma única pena maior e alongada no topo da cabeça, enquanto a harpia apresenta o topete bipartido. Além disso, as pernas do uiraçu são mais finas e alongadas. Na região dos olhos o uiraçu apresenta uma máscara negra que se estende por meio de uma faixa mais fina rente aos olhos.
LEIA TAMBÉM
Uiraçu-falso é registrado no Paraná após quase 60 anos
Uma das águias mais raras do Brasil é fotografada na Mata Atlântica em Eldorado (SP)
As penas da harpia são muito mais marcadas pelo contraste, uma vez que ela apresenta a cabeça cinza, o peito com plumagem escuras enquanto o ventre é esbranquiçado. Tais características não se aplicam da mesma maneira ao uiraçu.
Variações na plumagem
O uiraçu possui uma característica curiosa que ocorre também em outras aves de rapina. A espécie pode apresentar diferentes colorações de plumagem. Essa mutação genética é nomeada pelos especialistas como “morfo”.
No caso do uiraçu ele pode apresentar três tipos de plumagem, a tradicional considerada “morfo claro”, a com a plumagem mais forte nomeada de “morfo escuro” e com um padrão mais escuro conhecido como “morfo escuro extremo”. Veja na imagem a diferença entre essas plumagens.
Veja variações de morfo presentes na espécie
Arte TG
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
”
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente