Ibaneis exonera secretária de Proteção Animal; troca acontece após denúncia de maus-tratos em abrigo público


Edilene Cerqueira
Reprodução/TV Globo
O governador Ibaneis Rocha (MDB) trocou o comando da subsecretária de Proteção Animal, pasta ligada à Secretaria de Meio Ambiente. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (15).
Edilene Dias Cerqueira assumiu a posto há pouco mais de seis meses e agora será substituída por Cristiano Lopes da Cunha, que exercia cargo de secretário executivo institucional da Casa Civil do DF.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A substituição ocorre após denúncias de maus-tratos em um abrigo público do Distrito Federal. Localizado no Gama, o local foi alvo de uma série de denúncias por protetores animais.
O g1 entrou em contato com o governo do DF, mas ainda não recebeu resposta.
Sujeira, falta de água, vômitos e animais magros
Polícia do DF encontra animais magros e doentes durante vistoria
reprodução
Um abrigo público para cães no Gama foi alvo de uma vistoria da Polícia Civil nesta semana após denúncias de protetoras de animais. Elas apontaram que os animais estavam doentes e em espaço inadequado.
Após a operação, a polícia constatou que o local estava em “condições insalubres”, com sujeira, falta de água, vômitos e animais magros. Foi instaurado um inquérito policial para apurar os fatos.
A polícia também foi até uma clínica veterinária no Gama, que recebia os animais retirados do abrigo para tratamento da cinomose.
“No local, verificou-se que havia vinte cães positivos para a doença, todos em gaiolas pequenas, sujas, sem água, alimentação ou tratamento adequado”, diz a polícia.
🔎 Cinomose: doença viral altamente contagiosa que pode ser fatal se não tratada. Entre os sintomas estão febre, secreção nasal e ocular e perda de apetite.
Segundo a corporação, os animais na clínica apresentavam convulsões e vocalizavam de dor, sendo necessária intervenção imediata para analgesia. A polícia diz que também encontrou medicamentos vencidos, que foram apreendidos para perícia.
MP recebe denúncia
Protetores de animais denunciam abrigo público do DF para cães de rua
Além de acionar a Polícia Civil, as protetoras de animais também registraram uma notícia-crime na ouvidoria do Ministério Público do DF.
Em nota, o MP disse que a representação será encaminhada à Promotoria de Justiça com atribuição para apurar o caso.
“O órgão avaliará as informações apresentadas e definirá as medidas cabíveis, de acordo com as circunstâncias e a legislação vigente”, diz o MP.
Abrigo público
Abrigo público para cães no DF
TV Globo
O abrigo foi inaugurado em junho deste ano e tem capacidade para abrigar 150 animais.
A proposta é que ele sirva de espaço temporário para animais vítimas de maus-tratos e em situação de rua, até que eles sejam encaminhados para adoção responsável.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Receita Federal encontra 194 canetas emagrecedoras em mala de passageiro no Aeroporto de Brasília
CONFUSÃO EM IGREJA: Homem agredido após pedir oração pela Palestina vai precisar de duas cirurgias no joelho
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.