Líder de facção na Grande Santa Rita é preso com carro blindado em praia

Thiago Reis dos Santos, o Jão, é ligado ao TCP e foi preso com carro blindado
Thiago Reis dos Santos, o Jão, é ligado ao TCP e foi preso com carro blindado. Foto: Divulgação

Um dos líderes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) foi preso na noite desta sexta-feira (15) quando estava em um carro blindado na Praia de Itaparica, em Vila Velha. Thiago Reis dos Santos, o Jão, de 37 anos, havia sido solto um dia antes, mas acabou sendo levado novamente para a cadeia.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, Thiago é apontado como o responsável pelas armas do TCP e, fora do presídio, poderia promover novos ataques a tiros na Grande Santa Rita.

A região tem sido marcada por intensos tiroteios nos últimos meses, e os crimes já causaram a morte de inocentes, como a estudante Sophia Vial, de 15 anos, e a manicure Andressa Conceição, 31 anos, há uma semana, no sábado, dia (9).

Thiago estava preso desde 16 de junho deste ano sob suspeita de ter praticado um homicídio, mas na quinta-feira (14) expirou o prazo da prisão temporária e ele foi solto. No entanto, na sexta-feira à tarde, a Justiça decretou a prisão preventiva e a polícia monitorou o acusado.

Carro blindado apreendido com Thiago Reis dos Santos, líder do TCP
Carro blindado apreendido na Praia de Itaparica. Foto: TV Vitória

“Ele é uma das lideranças do TCP no Estado, principalmente na Grande Santa Rita, na região que compreende bairros como Santa Rita, Primeiro de Maio e Alecrim. Ele foi solto ontem (quinta), quando expirou o prazo da prisão temporária, e hoje (sexta) foi decretada a prisão preventiva. Em menos de 3 horas, a Polícia Militar, com o Serviço de Inteligência e a Força Tática, conseguiu detectar Thiago na Praia de Itaparica”, afirmou Douglas Caus.

Carro blindado tinha sirene para furar blitz

O comandante da PM também detalhou que, além do carro apreendido com Thiago ser blindado, o veículo estava adulterado e possuía uma sirene, que provavelmente era usada por criminosos para tentar furar blitz da polícia.

Uma mulher estava com ele na hora da prisão na Praia de Itaparica, mas foi ouvida e liberada.

Veja vídeo da sirene no carro blindado:

“Essa é uma prisão extremamente qualificada. O acusado foi solto às 17h e preso às 20h30 porque virou um alvo preferencial para a polícia, já que podia estar organizando um grande ataque na Grande Santa Rita”, disse o coronel.

A soltura dele causava grande temor porque Thiago faz a gestão das armas do TCP e, com certeza, poderia estar se articulando para um contra-ataque na região, o que poderia resultar em mortes de pessoas inocentes, como aconteceu recentemente, finalizou o comandante da PM.

Além de assassinato, Thiago também é investigado por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

Carro blindado apreendido com Thiago Reis dos Santos, líder do TCP
Carro blindado foi apreendido. Foto: TV Vitória

A Polícia Civil informou que o acusado foi conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana, localizado no Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa.

*Com informações da repórter Úrsula Ribeiro, da TV Vitória/Record

Adicionar aos favoritos o Link permanente.