
Mais de 100 avaliadores do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025 participaram de uma capacitação presencial na Fucape Business School, em Vitória.
A primeira etapa do ranking, de coleta de dados, começou em junho e contemplou os 78 municípios capixabas. A fase de recursos, prevista para começar no fim de agosto, tem o objetivo de revisar e validar as informações levantadas.
O projeto é realizado pela Transparência Capixaba com apoio do ES em Ação. Além disso, busca incentivar prefeituras a melhorar suas ações de transparência, participação cidadã, abertura de dados, transformação digital, acesso à informação e combate à corrupção.
Além de apoiar a execução do ranking, o ES em Ação articulou parcerias com instituições de ensino, como Ufes, Ifes, Emescam, Fucape, Faesa, Novo Milênio, Unisales, FDV e UVV para mobilizar os voluntários que atuam no projeto.
A metodologia aplicada é o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), desenvolvido pela Transparência Internacional – Brasil. Ela avalia práticas de gestão e transparência no setor público.