A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Koru, empresa brasileira referência em aprendizagem corporativa personalizada, cocriaram o Digital Empowerment, um programa que está acelerando a transformação tecnológica da companhia e gerando impacto direto no negócio.
A iniciativa faz parte do ecossistema Smart, que implementa ações de aprendizado e governança digital para colaboradores(as) da Suzano. Nesse contexto, o Digital Empowerment foi desenvolvido com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia para profissionais de diversas áreas – desde a operação até níveis executivos. Com uma trilha de formação de 180 horas baseada em Worked-Based Learning, os participantes são desafiados a resolver problemas reais usando análise de dados, ciência de dados, engenharia de dados e inteligência artificial generativa.
SOLUÇÕES REAIS COM IMPACTO FINANCEIRO E CULTURAL
A iniciativa já formou dezenas de equipes multidisciplinares, com mais de 60 projetos dentro da própria operação da empresa. Um dos destaques foi da última turma da Industrial Norte em Mucuri, unidade da Suzano localizada na Bahia. O projeto intitulado de ULTRA foi desenvolvido para atuar como um parceiro estratégico que eleva a produção a um patamar de eficiência e que transforma a maneira como o forno de CaO opera. Ele é um sensor virtual que atua de maneira preditiva na linha de produção, estimando em tempo real o teor de carbonato de cálcio residual presente na CaO produzida no forno. Antes a medida era realizada apenas uma vez por turno.
Com isso é registrado menos falhas, menos paradas inesperadas e uma produção mais estável. Além de um potencial em economia de gás natural, possibilitando ajustes no processo para usar apenas o necessário, o que reduz custos e torna a operação mais sustentável.
No total, estima-se que os projetos do Digital Empowerment reflitam um potencial de retorno significativo do investimento no programa.
“Estamos formando pessoas do negócio, e não apenas times de TI. Isso muda o jogo. O conhecimento técnico somado à experiência de quem vive a operação todos os dias é o que está permitindo resultados tão expressivos. É colocarmos a Suzano em um outro patamar de inovação, ensinando as pessoas a desenvolverem seus próprios modelos preditivos, prescritivos e até mesmo utilizando IA Generativa, integrada ao processo produtivo”, destaca Nathan Caressato, Coordenador de DigitalTech na Suzano.
Além dos resultados financeiros, o Digital Empowerment tem promovido reconhecimento interno, promoção de talentos e a consolidação de uma cultura de dados com raízes profundas. A iniciativa já foi implementada em unidades da Suzano no Brasil, Estados Unidos, Europa e China.

COCRIAÇÃO E PERSONALIAÇÃO COMO PILARES DA TRANSFORMAÇÃO
A Koru foi responsável por desenhar a jornada de formação de maneira totalmente personalizada, considerando as diferentes realidades operacionais da Suzano, desde fábricas até áreas florestais e unidades internacionais. “Não oferecemos um curso de prateleira. Trabalhamos lado a lado com o time da Suzano para adaptar conteúdos, ajustar rotas e garantir que o aprendizado tivesse aplicação direta no dia a dia”, explica Daniel Spolaor, CEO e cofundador da Koru.
Os formadores da Koru desenharam um plano personalizado para uma indústria muito específica e de demandas variadas, com o ensino de habilidades de Análise, Ciência e Engenharia de Dados, e envolvendo a criação de produtos digitais como sistemas de predição e recomendação com Python e Inteligência Artificial Generativa.
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