Cadela vira-lata resgatada de maus-tratos vira perita para auxiliar polícia em investigações no interior de SP


Vira-lata resgatada vira perita em achar sangue humano
Uma cadela vira-lata que vivia nas ruas de São José dos Campos (SP) foi resgatada, ganhou um lar e até um emprego. Ela foi treinada pelo tutor para fazer parte da elite da perícia criminal do estado de São Paulo. Agora, ao lado do cachorro Mani, ela é o segundo cão perito do estado.
Savana é a mais nova integrante da equipe de biodetecção de vestígios biológicos do instituto de criminalística de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Com faro apurado, a principal missão dela é identificar vestígios de sangue humano em cenas de crime.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A cadela foi adotada ainda filhote por João Henrique, perito e veterinário. Vítima de maus-tratos, ela foi encontrada nas ruas com sinais graves de desnutrição e desidratação, chegando a ficar dois meses internada.
Apesar disso, ela se recuperou bem e, hoje, atua ao lado de Maní no auxílio de investigações – Maní foi o primeiro cão a incorporar a equipe em 2023.
Vira-lata resgatada vira perita em achar sangue humano
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com João, foram dois anos de treinamento para que a pequena pudesse ser capaz de detectar vestígios de sangue humano invisíveis a olho nu ou mesmo quando houve tentativa de remoção em casos de homicídio, além de outros crimes.
“As amostras que a gente faz o treinamento estão com até seis meses, em processo de decaimento, e eles ainda conseguem marcar. Para fazer essa analogia, seria o equivalente a gente ter uma gota de sangue em duas mil piscinas olímpicas e o cão conseguir positivar esse vestígio nessa amostra”, explicou o perito criminal João Henrique, destacando o poder do faro de Savana.
A capacidade de detecção de sangue humano desses cães, além de ser mais precisa, também oferece uma alternativa mais barata que a utilização de compostos químicos.
A dupla está se destacando nos trabalhos. Ao todo, já participaram de 50 investigações na região do Vale do Paraíba, incluindo algumas de grande repercussão, como o caso Vitória e também as escavações no Pico dos Marins, ligadas ao desaparecimento do menino Marco Aurélio.
Savana, a cadela que foi resgatada das ruas e virou perita da Polícia Civil de SP
Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.