
Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Minas investiga qualidade da água
A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) atualizou a investigação das reclamações sobre o gosto e cheio da água distribuída em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Segundo moradores, a água estava com forte cheiro de mofo e gosto ruim. A Arsae-MG realizou análises da água e concluiu que está própria para o consumo e que a Copasa cumpriu com os requisitos na prestação de serviço.
Entre os dias 4 e 18 de agosto, foram registrados 328 atendimentos relacionados a reclamações em diversos bairros da capital. A Arsae instaurou processo fiscalizatório e solicitou informações detalhadas à Copasa, que respondeu em 19 de agosto.
O que apontaram os testes
De acordo com os dados enviados, os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos estão dentro dos limites estabelecidos por lei. Também foram apresentados dados de monitoramento da água bruta do Rio das Velhas, com concentrações de cianobactérias abaixo do limite que exige análises adicionais.
Ensaios de gosto e odor realizados em julho, na saída do Sistema de Produção de Água Tratada do Rio das Velhas, não indicaram alterações.
Medidas para reduzir o desconforto
Como medida preventiva, a Copasa iniciou em 14 de agosto a aplicação de carvão ativado em pó na estação de tratamento do Sistema Rio das Velhas. O produto age como filtro adicional para remover compostos que causam gosto e odor.
A Arsae-MG determinou que a Copasa identifique a origem das alterações sensoriais e adote medidas rápidas e eficazes para solucionar o problema. A agência também solicitou os resultados do monitoramento da água bruta referentes a agosto e seguirá acompanhando o caso até que as causas sejam esclarecidas e as ações comprovadamente eficazes.
O que diz a Copasa
A Copasa ainda reafirmou que todas as análises realizadas confirmam a potabilidade da água distribuída na RMBH, sem risco à saúde. A companhia destacou que os registros de reclamações representam apenas 0,02% do total de clientes atendidos na região, cerca de 5,4 milhões de pessoas.
Além disso, a companhia destacou a importância da limpeza periódica das caixas d’água pelos consumidores e orientou que, em caso de alterações no abastecimento, os clientes entrem em contato pelos canais oficiais de atendimento.
Como entrar em contato com a Copasa
Central de Atendimento (0800 0300 115)
Aplicativo COPASA Digital
Agência Virtual
WhatsApp (31) 99770-7000
Agências de Atendimento Presencial
Arsae investiga queixas sobre gosto e odor na água em BH e região metropolitana.
TV Globo
Vídeos mais vistos do g1 MG