Rússia diz estar pronta para mostrar ‘alguma flexibilidade’ sobre resolução ucraniana

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, declarou, nesta sexta-feira (22), que Moscou concorda em demonstrar flexibilidade em diversos pontos da resolução do conflito na Ucrânia.

Segundo ele, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou algumas propostas após a cúpula com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, com as quais a Rússia estaria disposta a fazer concessões.

O ministro russo acrescentou que, apesar dos esforços do lado norte-americano para organizar as negociações entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, a cúpula ainda não foi planejada. A declaração foi durante uma entrevista à emissora NBC.

“Putin estará pronto para se reunir com Zelensky quando a agenda da cúpula estiver pronta. E ela não está pronta”, destacou Serguei Lavrov.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a anunciar, na última segunda-feira (18), que os preparativos para uma reunião entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e Vladimir Putin, da Rússia, teriam começado. O anúncio ocorreu após encontro com o chefe de Estado ucraniano e líderes da União Europeia (UE), realizado na Casa Branca.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, por sua vez, manifestou cautela e declarou que reuniões envolvendo chefes de Estado devem ser cuidadosamente preparadas. De acordo com ele, Moscou não rejeita nenhum formato de negociação sobre a Ucrânia, nem bilateral, nem trilateral.

Durante a entrevista concedida ao canal NBC, divulgada nesta sexta-feira (22), o chanceler russo afirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante a reunião na Casa Branca, rejeitou todas as propostas do presidente dos EUA, Donald Trump, que Washington considera necessárias para resolver o conflito.

“Ficou claro para todos que há vários princípios que Washington acredita que devem ser aceitos, incluindo a não adesão à Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] (…) discussão de questões territoriais, e Zelensky disse ‘não’ a ​​tudo isso”, disse o ministro.

O post Rússia diz estar pronta para mostrar ‘alguma flexibilidade’ sobre resolução ucraniana apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.