Curso de Educação Inclusiva registra mais de 20 mil professores inscritos

curso de educação inclusiva
Foto: Kauan Moreira

Os temas relacionados à diversidade nas salas de aula demonstraram ter um grande poder de engajamento entre os profissionais de Educação da rede estadual baiana. Nos primeiros três dias após a abertura da inscrição (último dia 19), 20.982 professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares efetivos se matricularam no curso “Trilhas Formativas para uma Educação Inclusiva”. A inscrição segue aberta até a próxima quinta (28), pelo site avasec.ufba.br. Foram abertas 28 mil vagas.

Promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a formação é gratuita, totalmente on-line e tem certificação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), além de ser pré-requisito para a promoção de grau na carreira.

O curso, com início previsto para este semestre, abordará práticas pedagógicas inclusivas e políticas educacionais para garantir oportunidades iguais no ensino. A formação de 260 horas é dividida em quatro trilhas: Planejar, Intervir e Avaliar com Dados; Educação e Direitos Humanos na Escola; Letramento para Diversidade e Inclusão; e Metodologias Inovadoras para a Diversidade. Cada uma contempla temáticas essenciais da educação contemporânea, como currículo inclusivo, práticas antirracistas e letramento de gênero e racial, além de metodologias ativas e saúde mental.

Os profissionais inscritos vão receber orientações por e-mail, após o cadastro no Portal RH Bahia. Servidores que acumulam legalmente dois cargos no magistério terão a participação garantida em ambos os cargos, desde que cumpram os requisitos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.