A Marinha do Brasil deve assinar o contrato de compra do navio de assalto anfíbio ex-HMS Bulwark da Royal Navy em setembro.
Segundo uma fonte, o primeiro navio da classe, ex-HMS Albion — que não passou por uma grande modernização como o navio irmão —, também será adquirido, mas navegará até o Brasil a reboque. Não se sabe ainda se será reformado posteriormente no Brasil ou se será usado apenas como fonte de peças.
Pernambuco pode ser um dos nomes cotados para batizar o ex-Bulwark, pois é estado natal do atual ministro da Defesa, José Mucio.
Os navios de assalto anfíbio da classe Albion, projetados para transportar grandes contingentes de tropas, veículos e equipamentos, permitem rápida projeção em operações terrestres a partir do mar.
Com 325 tripulantes, os navios podem transportar até 405 soldados, além de 31 caminhões, 36 veículos menores e tanques de batalha principais. Sua ampla plataforma de voo, com 64 metros de comprimento, permite a operação simultânea de dois helicópteros do porte do Merlin ou Sea King, ou ainda dois Chinook, especializados em transporte pesado.
Apesar de sua versatilidade, os navios foram desativados com apenas 20 anos de serviço, como parte da reestruturação naval britânica.
A decisão de descomissionar o HMS Albion e o HMS Bulwark foi anunciada em novembro de 2024. Naquela data, ainda havia uma quantidade considerável de trabalhos de reforma pendentes para preparar materialmente o HMS Bulwark para seu retorno ao mar. No período de 2022 a 2024, £ 72,1 milhões foram gastos na reforma do HMS Bulwark.
A desativação do HMS Albion e do HMS Bulwark estava programada originalmente para 2033 e 2034.


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