Gambá tingido de rosa é flagrado em Búzios: ‘revoltante e não tem graça’


que
Um gambá coberto por tinta rosa foi flagrado na tarde do último sábado (16), na Travessa dos Pescadores, Centro de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. A situação levanta alerta sobre crimes ambientais.
De acordo com o biólogo Izar Aximoff, a tinta pode causar problemas de saúde para o próprio gambá, facilitando as chances dele ser predado por outros animais, já que perde a camuflagem.
“É revoltante, não tem graça nenhuma. Nós, que trabalhamos na área, sabemos da importância de cada animal silvestre e não podemos aceitar esse tipo de situação. Esse vídeo pode até viralizar, mas é fundamental que as pessoas não compartilhem, pois não pode se tornar algo comum, isso é um crime ambiental. As autoridades precisam identificar quem cometeu esse crime. O gambá é super importante paro o ambiente natural, ele faz controle de baratas, escorpiões, cobras e a gente não pode aceitar esse tipo de situação”, enfatiza o biólogo.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
De acordo com a Lei nº 9.605/1998, é crime perseguir, caçar, matar ou maltratar animais silvestres, como os gambás. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção, além de multa.
O animal chamou a atenção de quem passava pelo local gerando curiosidade entre moradores e turistas. Ainda não se sabe como ou por que o gambá foi tingido. Segundo relatos, há suspeitas de que o caso possa ter sido resultado de maus-tratos, mas nenhuma informação oficial foi confirmada até o momento.
O caso está sendo investigado pelas autoridades ambientais.
Gambá tingido de rosa passando pelas calçadas do Centro de Búzios
Reprodução InterTv RJ
Adicionar aos favoritos o Link permanente.