Leoas em ação: Brasil busca pódio inédito no Mundial de Ginástica Rítmica

Treino de pódio da seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica. 22/08/2025
(Foto: Ivan Carvalho/CBG)

A melhor fase da história da ginástica rítmica brasileira pode ser coroada neste sábado (23) com um pódio inédito no Campeonato Mundial. A seleção brasileira de conjunto compete a partir das 14h30 na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio (RJ), no primeiro dia de disputas da categoria.

O grupo formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves se apresenta nas séries simples (cinco fitas) e mista (três bolas e dois arcos).

Já neste sábado, à noite, serão conhecidos os conjuntos medalhistas no geral.

Evidências embala o conjunto brasileiro

No treino de pódio realizado na sexta-feira (22),; o conjunto apresentou o collant vermelho inédito. A série com três bolas e dois arcos é embalada por “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, e a série de cinco fitas tem um mix de músicas que exaltam a brasilidade.

“Elas entraram firmes e felizes. Foi um treino positivo, que deu confiança. Agora é ajustar os detalhes e brilhar mais uma vez”, avaliou a técnica Camila Ferezin.

Busca por pódio inédito

Em 2025, o Brasil já coleciona conquistas com essas séries: três ouros em Portimão (geral, simples e mista) e, em Milão, ouro no geral e bronze na mista.

Em 2023, em Valencia, na Espanha, o conjunto conquistou a vaga olímpica pela primeira vez via Mundial, terminando em sexto lugar na classificatória. Agora, em casa, a equipe busca a inédita medalha em Mundiais.

Capixaba na seleção brasileira de conjunto

A seleção brasileira de conjunto tem a capixaba Sofia Madeira como uma das mais experientes do grupo. Ela é remanescente do Mundial de Valencia-2023 e da Olimpíada de Paris-2024.

Treino de pódio da seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica. 22/08/2025
(Foto: Ivan Carvalho/CBG)

No Mundial de Valencia, o Brasil foi sexto colocado no geral e quarto colocado na prova dos cinco arcos, perdendo o bronze para a Itália no desempate.

Programação

Sábado (23)
  • 14h00: Conjunto – All-around – 5 fitas e 3 bolas/2 arcos
  • 17h00: Conjunto – All-around – 5 fitas e 3 bolas/2 arcos
Domingo (24)
  • 11h00: Final Individual (arco)
  • 11h40: Final Individual (bola)
  • 12h50: Final Conjunto (5 fitas)
  • 14h00: Final Individual (maças)
  • 14h40: Final Individual (fita)
  • 15h50: Final Conjunto (3 bolas/2 arcos)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.