
Fiéis participam de procissão em homenagem ao dia de São Pedro
O festejo de São Pedro, realizado no bairro Poti Velho, Zona Norte de Teresina, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Piauí.
A lei que oficializa o reconhecimento foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira (22).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A celebração acontece no dia 29 de junho, há mais de 70 anos, no bairro Poti Velho, o mais antigo de Teresina. Os fiéis honram São Pedro, conhecido como o padroeiro dos pescadores.
Durante o festejo, centenas de fiéis acompanham a procissão fluvial pelo Rio Poti, levando a imagem de São Pedro em um andor. Em seguida, participam de uma missa.
LEIA TAMBÉM: Fiéis realizam procissão em honra a São Pedro na praia de Barra Grande
Em 30 de julho deste ano, a festa também foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Teresina.
Com a lei sancionada pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil), a Prefeitura de Teresina passou a ser responsável pela divulgação do evento.
Quem foi São Pedro
De acordo com a tradição cristã, São Pedro era pescador e foi escolhido por Jesus Cristo como um dos seus apóstolos.
Após a morte e ressurreição de Jesus, Pedro foi escolhido para liderar a Igreja e espalhar os ensinamentos cristãos. Ele foi martirizado em Roma no ano 67 d.C.
A imagem de São Pedro costuma trazer um par de chaves nas mãos, símbolo de que ele seria o guardião das portas do céu, segundo a fé católica.
Procissão de São Pedro, Zona Norte de Teresina
Lívia Ferreira/g1
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube