Haja fôlego! Casal vai correr os 78 municípios do Espírito Santo

Corrida de rua. Zerando o ES: Rovena Donadello e Caio Vieira de Rezende
Caio e Rovena são idealizadores do projeto “Zerando o ES” (Foto: Acervo pessoal)

Da saudade que estavam do Espírito Santo durante uma temporada na Bahia, nasceu um desafio inusitado: correr 10km em todos os 78 municípios do Estado. Surgiu assim o projeto “Zerando o ES”, do casal Rovena Donadello e Caio Vieira de Rezende.

Corredores de meia-maratonas e maratonas, Rovena e Caio já tinham o hábito de conhecer, correndo, as cidades que visitam em viagens de turismo. Agora, levaram a sério o hábito e esperam concluir o desafio em abril de 2026. No total, serão 780km percorridos.

“Estávamos com muita saudade do nosso Estado e Caio soltou a ideia: ‘e se a gente corresse todo nosso Estado?’ Topei na hora e já surgiu o nome do projeto ‘Zerando o ES’. A partir daí, começamos a pesquisar os municípios, a diversidade geográfica e cultural. Com isso, veio aquele pensamento de como nosso Estado é incrível!”, revela Rovena, 35 anos.

Grande Vitória vai encerrar o desafio

Os noivos são de Vila Velha e Caio, também de 35 anos, explica que o objetivo é correr 10km em cada município, sendo que a Grande Vitória vai encerrar o projeto.

“O projeto começou no dia 9 de agosto, quando corremos em Cachoeiro de Itapemirim. Véspera de Dia dos Pais, às 11 horas da manhã, no calor de 28ºC típico do inverno de lá. Nossa ideia é deixar a Grande Vitória para o final. O planejamento é correr 10 municípios por mês, terminando em meados de abril de 2026”, explica.

Corrida é hábito na rotina dos noivos

Encarar um desafio tão longo é algo inédito para Rovena e Caio. A corrida, porém, sempre está presente na rotina do casal.

“Desafio de longo prazo é a primeira vez, mas a corrida em si é um desafio constante. A corrida faz parte da nossa rotina, vivemos numa constante preparação para seguirmos sendo capazes de correr longas distancias, como meia-maratona e maratona. Aliado aos treinamentos, sempre que viajamos temos esse hábito de conhecer e desbravar o local correndo. E por que não fazer isso no nosso Estado?”, destacou Rovena.

Quando revelaram o plano para os amigos e familiares, receberam apoio imediato.

“Uma resposta em comum foi de apoio e entusiasmo. Alguns amigos manifestaram interesse em correr junto com a gente na cidade de origem e outros nos dão dicas de onde passar, contam histórias e curiosidades do local”, conta Caio.

Largada para o desafio foi em Cachoeiro

A cidade que serviu de ponto de largada foi Cachoeiro de Itapemirim. O casal aproveitou que já tinha uma viagem marcada para a “Terra do Rei Roberto Carlos”, onde ambos tem parentes.

“Começamos por Cachoeiro por dois motivos: um que minha tia é fã do Roberto Carlos e o segundo é que temos duas tias que moram na cidade e já estávamos programando visitá-las. Foi um excelente começo, o vídeo teve uma ótima repercussão”, lembra Rovena.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Caio Vieira de Rezende (@correcacaio)

Pedro Canário é o próximo destino

Os treinos e o planejamento físico para o desafio foi traçado por Caio, que é preparador físico. Rovena, por sua vez, é engenheira de produção e atualmente trabalha com marketing.

O casal já passou por Cachoeiro, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Presidente Kennedy Anchieta.

O próximo destino é Pedro Canário e, na sequência, Conceição da Barra e São Mateus. “Vamos aproveitar o inverno para fazer região Norte e Noroeste do Estado”, explica Caio.

Até agora, o desafio está saindo melhor do que imaginado.

“Melhor do que imaginávamos! No pós-corrida de cada município, conversamos sobre a experiência de correr naquele local, as pessoas que encontramos pelo caminho, a natureza e como foi divertido explorar a cidade fazendo o que a gente gosta: correndo. Estamos registrando todas as corridas e publicando os vídeos nas redes sociais e a repercussão tem sido positiva”, comemora Rovena.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.