Ônibus continuam com itinerários alterados em bairros de Vitória após ataques

Bairro da Penha vista aérea
Bairro da Penha (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

As linhas do Transcol que atendem os bairros do Complexo da Penha, em Vitória, continuam sem subir os morros na região na manhã desta terça-feira (26). A informação foi confirmada pela Ceturb-ES.

A mudança nos itinerários começou no final da tarde de segunda-feira (25), após coletivos serem atacados na região como retaliação a morte de David Pereira de Jesus, de 21 anos, durante um confronto com policiais militares.

Depois da morte de David, um ônibus do Transcol foi incendiado na região do Complexo da Penha e outro foi depredado na avenida Vitória. Já outro veículo que presta serviços a uma empresa privada também foi atacado na avenida Marechal Campos.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, afirmou que o policiamento na região foi reforçado e dois suspeitos foram presos com galões de gasolina na avenida Leitão da Silva.

Apesar do reforço do policiamento, a Ceturb-ES informou que os ônibus que atendem o Complexo da Penha estão com itinerário alterado.

“As demais linhas estão operando normalmente. Assim que a situação voltar ao normal, o itinerário completo será retomado”, afirmou a companhia.

A GV-Bus informou que, neste ano, cinco ônibus do Transcol foram incendiados. Entre 2004 e 2025, o total de coletivos queimados chega a 98 na Grande Vitória.

“O impacto financeiro com ônibus totalmente destruídos é de R$ 78,4 milhões em pouco mais de 20 anos”, afirmou o sindicato das empresas.

Cinco ônibus atacados na Grande Vitória

Após a morte de David Pereira de Jesus, de 21 anos, em confronto com policiais militares no Bairro da Penha, em Vitória, na tarde de segunda-feira (25), uma onda de ataques a ônibus foi iniciada na Grande Vitória como retaliação.

Além do ônibus incendiado e os outros dois apedrejados em Vitória, criminosos colocaram fogo em mais dois coletivos na Serra e em Cariacica, totalizando cinco veículos atacados.

O ataque na Serra ocorreu na Rodovia do Contorno, na altura do bairro André Carloni. Cinco bandidos entraram no ônibus que faz a linha 587 (Terminal Carapina – Porto de Santana), ordenaram que os passageiros descessem do veículo e atearam fogo.

Uma passageira chegou a passar mal e precisou ser atendida pela equipe da Ecovias101, concessionária que administra o trecho.

Já em Roda D’água, na zona rural de Cariacica, criminosos ordenaram que oito passageiros e o motorista saíssem do ônibus e atearam fogo no veículo.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, David tem passagens pela polícia e teria ligação com o Primeiro Comando de Vitória (PCV).

“Continuaremos nossa patrulha normalmente e indivíduos que atirarem nos nossos policiais vão receber no couro besouro sem asa, vão literalmente continuar tombando, porque nós iremos garantir dentro daquela comunidade o uso livre da via pública, mesmo que tenhamos que partir para o confronto”, disse Caus.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.