O Canal Leandro LS filmou hoje o lançamento da fragata Jerônimo de Albuquerque (F201), segunda da classe “Tamandaré”, no ThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC).
A Jerônimo de Albuquerque teve sua construção iniciada em novembro de 2023, com o corte da primeira chapa de aço, e teve o batimento de quilha em junho de 2024, marcando o início da montagem por blocos. No dia 8 de agosto de 2024 foi realizada a cerimônia de lançamento e batismo do navio.
Logo depois, ocorreu a operação de “load out”, que consiste na movimentação da embarcação para um dique flutuante. Na próxima etapa, foi realizada a imersão controlada até o navio atingir a sua própria sustentação na água.
Já na água, o navio foi transferido para o cais, onde ocorrerá a conclusão dos acabamentos e testes necessários para, posteriormente, seguir para as provas de mar. A previsão de entrega à Esquadra é início de 2027.
As fragatas classe Tamandaré contam com as seguintes características: deslocamento de 3.500 t, comprimento de 107 m, largura máxima de 16 m, autonomia de 5.000 milhas marítimas (9.260 km) à velocidade de cruzeiro, velocidade máxima de 25,5 nós (47,2 km/h) e uma tripulação total de cerca de 130 militares.
Os navios terão a importante missão de proteger a Amazônia Azul, contribuindo para o Controle de Área Marítima, Defesa das nossas Ilhas Oceânicas, Proteção das Infraestruturas Críticas Marítimas e para a Proteção das Linhas de Comunicações Marítimas, destacando que mais de 90% do nosso comércio exterior é realizado pelo mar.
A classe Tamandaré foi projetada com base na família MEKO da Alemanha e realizada em consórcio entre TKMS, Embraer Defesa & Segurança e Atech, viabilizando a produção de alta complexidade tecnológica em território nacional.
O post VÍDEO: Lançamento da fragata ‘Jerônimo de Albuquerque’ – F201 apareceu primeiro em Poder Naval.