‘Careca do INSS’ e ex-presidentes do instituto são convocados para depor na CPMI

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, em sessão nesta terça-feira (26), a primeira lista de convocações e convites para depoimentos.

Ex-ministros ligados à previdência, como Carlos Lupi, do governo Lula; Carlos Gabas, do governo Dilma; e Onyx Lorenzoni e José Carlos Oliveira, ambos do governo Bolsonaro estão entre os nomes. Todos foram convidados a prestar depoimento no âmbito das investigações que apuram o esquema de fraude envolvendo descontos indevidos no pagamento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O presidente da CPMI, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), informa que, diante da negativa, os ex-ministros serão convocados a colaborar com as investigações sobre o milionário esquema na previdência.

Entre os convocados, estão dez ex-presidentes do Instituto Nacional do Seguro Social, que ocuparam os cargos nas gestões de Dilma Rousseff, Michel Temer, Lula e Bolsonaro. Um deles é Alessandro Stefanutto, afastado do comando do INSS após a operação da Polícia Federal (PF) que revelou um esquema de desvios em aposentadorias e pensões.

A CPI também convocou figuras centrais apontadas como operadores e beneficiários do esquema, como Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. Nas investigações da PF, ele aparece como o “epicentro da corrupção ativa” e lobista profundamente envolvido no esquema de descontos ilegais de aposentadorias.

O empresário Maurício Camisotti, apontado como sócio oculto de uma entidade e beneficiário final das fraudes na previdência, também está entre os convocados.

A comissão pretende ouvir outras figuras relevantes para a investigação, como o delegado da PF Bruno Oliveira Pereira Bergamaschi, que conduz as investigações sobre as fraudes, e o advogado Eli Cohen, um dos primeiros a apontar irregularidades nos descontos.

A lista completa dos ex-presidentes do INSS convocados inclui, além de Stefanutto, os nomes de Lindolfo Neto Oliveira Sales, Renato Rodrigues Vieira, Leonardo José Rolim Guimarães, Elisete Berchiol da Silva Iwai, Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano, Glauco André Fonseca Wamburg, Leonardo de Melo Gadelha, Edison Antônio Costa Britto Garcia, Francisco Paulo Soares Loes.

Ainda nesta terça-feira, os senadores e deputados aprovaram o plano de trabalho do relator, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), e elegeram o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) como vice-presidente da CPMI. O nome foi acordado entre governo e oposição, segundo o presidente da comissão, Carlos Viana. Ele e Alfredo Gaspar, apoiados pela oposição, foram eleitos na primeira reunião da CPMI, no dia 20 de agosto.

O post ‘Careca do INSS’ e ex-presidentes do instituto são convocados para depor na CPMI apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.