Conheça as 3 finalistas que vão disputar o prêmio de R$ 500 mil no Espírito Startups

Foto: Everton Nunes

A grande final da 5ª temporada do reality Espírito Startups está chegando e a expectativa é enorme. Para esta última etapa, as empresas finalistas se empenharam ao máximo, ajustando cada detalhe de suas apresentações e estratégias para conquistar os jurados.

Na disputa pelo prêmio de R$ 500 mil estão Datasource Expert, Eva Desk e Greenway. Cada uma carrega uma trajetória marcada por superação e inovação, e agora todas têm a chance de conquistar o título de grande vencedora da temporada.

Conheça as 3 Startups finalistas

Datasource Expert aposta em expansão internacional com solução de dados para empresas

A Datasource Expert nasceu como uma consultoria focada em potencializar os dados das empresas, mas rapidamente evoluiu para o desenvolvimento de um software próprio. O Dex Board, produto da empresa, funciona como um portal de centralização da tomada de decisões. Gestores utilizam a ferramenta para acompanhar indicadores em tempo real, otimizando a performance e os processos internos. Segundo o fundador, a solução já está escalando no mercado, com presença em marketplaces relevantes como o da Microsoft e reconhecimentos internacionais.

A empresa, que já conta com um time de 40 pessoas, sempre teve receita desde o início da operação, sem depender de investimentos externos. Participar de um reality voltado ao empreendedorismo tem representado não apenas visibilidade, mas também aprendizado sobre a forma de apresentar a ideia e a clareza no pitch. “Passar pelo crivo de grandes empresários é fundamental pra nós, principalmente, pensando na expansão e internacionalização da nossa solução” , afirmou um dos fundadores, Vithor da Silva.

Eva Desk aposta em inteligência artificial personalizada para revolucionar o atendimento corporativo

Com foco em automatização e personalização, a Eva Desk desenvolve soluções com inteligência artificial embarcada para empresas que buscam transformar seus processos de atendimento, qualificação de leads e organização de reuniões. Entre os produtos oferecidos estão o sistema de atendimento por mensageiros, como Instagram e Messenger, um gravador de reuniões com IA integrada e uma plataforma de agentes autônomos que executam tarefas diversas dentro das organizações. A tecnologia é ajustada de acordo com o perfil e necessidade de cada cliente.

A startup se diferencia por não oferecer modelos genéricos de IA, mas sim soluções customizadas que respeitam a singularidade de cada empresa. “A gente adapta a tecnologia ao cenário da empresa. Isso garante que a solução preserve a identidade do negócio e ofereça respostas únicas”, explicou um dos fundadores, Alif Ferreira .

Greenway transforma carbono atmosférico em solução para a agropecuária e mira expansão internacional

Foto: Everton Nunes

Fundada por Israel Pestana Soares e Marina Crico, a Greenway surgiu com uma proposta ousada: remover carbono da atmosfera e convertê-lo em um recurso útil para a cadeia produtiva. A startup aposta na circularidade do carbono, utilizando tecnologia para extrair o gás poluente do ar e transformá-lo em aditivo para ração de ruminantes. O processo, segundo os fundadores, contribui diretamente para a redução da emissão de metano entérico, um dos gases de efeito estufa mais potentes, emitido pelos bovinos.

A empresa está na fase de prototipagem e pretende utilizar os recursos do programa para desenvolver sua primeira “árvore” de captura de carbono, além de apresentar a solução em escala nacional e internacional. Para os sócios, a visibilidade conquistada ao longo do reality representa uma oportunidade estratégica para validação da ideia, parcerias e futuros investimentos. “A Greenway é uma startup que remove carbono da atmosfera. A gente utiliza tecnologia para combater as mudanças climáticas e, com isso, gera créditos de carbono que podem ser comercializados no mercado externo”, explicou um dos fundadores, Israel Pestana Soares.

Jurados da grande final

No episódio final, o trio de jurados rotativos é formado por Gabriel Feitosa, Diretor da Apex Partners; Guilherme Conrado, CEO da Optsolv; e Flávio Cirilo, CEO da QualiSaúde. Na companhia de nossos jurados fixos, Brunella Bumachar e Valdir Dall’Ortto.

Mentoria com Mário Rodrigues

Mário Rodrigues, fundador e CEO da Frete Rápido, liderou a mentoria das startups da quinta temporada do Espírito Startups. Com forte atuação no ecossistema de inovação, ele é referência em logística digital, aceleração de negócios e tecnologia aplicada ao varejo. Além disso, atua como investidor e conselheiro em startups e fundos de venture capital, com um portfólio que inclui setores como agronegócio, construção civil e educação.

Durante o programa, Mário avaliou os pitches das startups, ajudando a torná-los mais objetivos e estratégicos. “Meu papel foi avaliar o pitch, destacando os pontos fortes e sugerindo melhorias no modelo de negócio”, explicou. Em algumas situações, especialmente com startups ainda em fase inicial, também apoiou na revisão de estrutura e proposta de valor, sempre com a visão de quem já investe em negócios emergentes.

Para ele, o processo foi também de aprendizado coletivo. “Foi interessante vê-los recebendo os feedbacks e podendo eles próprios se avaliarem como se fossem investidores. Quando isso acontecia, era possível vê-los destravando oportunidades, melhorias em processos e em seus próprios produtos”, destacou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.