Produtores discutem mercado interno em tempos de tarifaço na Cachoeiro Stone Fair

O segundo dia da feira de rochas em Cachoeiro foi o momento de discutir os impactos do tarifaço e aproveitar o conteúdo técnico. Crédito: Divulgação

O segundo dia da Cachoeiro Stone Fair 2025 foi de debates sobre o futuro do setor de rochas naturais. Bem como discussões sobre as medidas recém anunciadas pelo governo do Espírito Santo em apoio aos setores impactados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a exportadores do país. A CEO da Milanez & Milaneze, organizadora da feira, Flávia Milaneze, destacou que o momento exige resiliência e trabalho conjunto.

“Embora a feira esteja focada no mercado interno, é importante ver que o governo está se movimentando. É um suporte para a economia no momento em que o setor precisa de apoio. A Cachoeiro Stone Fair traz ânimo e reforça a força da cadeia produtiva”, disse Flávia.

Segundo ela, a conjuntura ainda gera incertezas, mas também oportunidades.

As empresas estão segurando as exportações e talvez seja hora de olhar com mais atenção para o mercado interno.

Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze

A feira deste ano ocupa 30 mil metros quadrados e reúne cerca de 200 marcas expositoras, um crescimento de 15% em relação à edição anterior. A maior parte dos expositores é do Espírito Santo, mas há também representantes de outros estados e países como Itália, China e França. Uma das novidades foi a ampliação da área destinada ao maquinário para processamento de rochas.

Feira com conteúdo

A programação da Arena de Conteúdo no segundo dia de feira atraiu público interessado em qualificação e troca de experiências. Sob o tema “Conexões que Movem”, especialistas participaram de painéis, workshops e estudos de caso. O arquiteto Lucas Pianes, o urbanista Rafael Matos e o diretor criativo Eduardo de Lima, do Estúdio Ubuntu, dividiram espaço com João Liparazi, sócio da Marmorativa, para discutir a importância da sinergia entre arquitetos, marmorarias e clientes.

O dia também contou com a apresentação do case “Quando a obra viraliza: o que as redes sociais não mostraram sobre a obra mais falada do Brasil”, referência à casa da influenciadora Maíra Cardi. O encontro reuniu Juliana Piovesana e Felipe de Borba, do Marmorizar, Alexandre Franco Garcia, CEO da Akemi Brasil, e Thiago Coiro, diretor da Bella Marmi, que discutiram bastidores, aprendizados e desafios do projeto.

A edição 2025 da Cachoeiro Stone Fair segue até esta sexta (29), no Parque de Exposição Carlos Caiado, com expectativa de encerrar em clima positivo. “Nosso objetivo é terminar com saldo de satisfação, mais do que números. É um momento de mostrar que o setor é forte e consolidado, mesmo diante das dificuldades”, concluiu Flávia Milaneze.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.