
Dos 16 times que começaram a Copa Vitória das Comunidades 2025, somente dois seguem vivos e vão decidir qual é o melhor time da principal competição de futebol amador do Espírito Santo: Terra Brasil x Motor.
A final acontece neste domingo (31), às 10 horas, no estádio Salvador Costa, em Vitória, com transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record e pelo Folha Vitória.
Os times campeões no masculino e no feminino vão receber R$ 12,5 mil de premiação cada. Já os vice-campeões levam pra casa R$ 1 mil.
Times decidiram a 2ª Divisão em 2024
A final da Copa Vitória das Comunidades 2025 tem uma curiosidade: a partida é uma reedição da final da 2ª Divisão do torneio de 2024, quando o Terra Brasil conquistou o título em cima do Motor.
Agora, ambos se reencontram, só que valendo o título da divisão principal do campeonato de futebol amador.
Goleiro é o talismã do Terra Brasil
Representante da comunidade do Jaburu, o Terra Brasil foi campeão da 2ª Divisão em 2024 e apostou em um “talismã” para buscar o seu primeiro título na elite da Copa Vitória das Comunidades.
É o goleiro Karyon, que mostrou ser decisivo e já é um dos grandes personagens da competição deste ano.

Nas quartas de final, ele brilhou na vitória nos pênaltis sobre o Galáticos de Sábado, pegando uma batida e acertando a sua cobrança. Na semifinal, Karyon repetiu a dose, agora em cima do Trevo.
Mas não para por aí. Karyon também foi decisivo na final da Copa Vitória das Comunidades de 2024, sendo campeão pelo Galáticos na final contra o Bavi. Ele pegou duas cobranças e ainda converteu a sua batida, garantido a volta olímpica.
“É muita emoção chegar à final. É um dom que eu venho carregando desde pequeno, jogando na linha e jogando no gol. Tô bem feliz pegando pênalti e classificando o time. Esta turma merece muito. Ano passado fui campeão no Galáticos, vou buscar o bi individual e este primeiro campeonato para o time”, destaca Karyon.
Motor surpreende no “Grupo da Morte”
Vice-campeão da 2ª Divisão em 2024, o Motor não teve a melhor sorte do mundo no sorteio dos grupos da Copa Vitória das Comunidades 2025. Isso porque o time caiu na mesma chave que Grêmio do Forte e Bavi, dois favoritos, além do Caçador.
Porém, o time se impôs e sobreviveu ao “Grupo da Morte”, passando em primeiro lugar na fase de grupos. Na sequência, eliminou o Jockey nas quartas de final e a Imperatriz do Forte na semifinal.

“Quem sobe de divisão tem como primeiro objetivo não cair. Mas a gente montou um time que veio pra surpreender mesmo. Caímos no ‘grupo da morte’, com Grêmio do Forte e do Bavi, que sempre estão entre os finalistas. Mas a gente sabia que poderia surpreender. E aconteceu! Fizemos todo os jogos de forma regular e conseguimos chegar nessa decisão”, conta Tetê.
Para o jogador, a força maior do Motor é o conjunto do time. E é nisso que o representante da comunidade da Ilha de Santa Maria vai se agarrar para buscar o título no domingo.
“São jogadores que jogam junto nos campeonatos dentro e fora da Grande Vitória. Apostamos na união e na força do nosso elenco. Temos este DNA da união, da garra e da superação”, avisa.
Finais da Copa Vitória das Comunidades
Domingo (31) | Estádio Salvador Costa
- 7h30 – Luso Serrano x Estadual (feminino)
- 10h00 – Motor x Terra Brasil (masculino)
- Entrada: gratuita
- Abertura dos portôes: 7 horas