Visibilidade lésbica: existências políticas que criam um futuro plural

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, em 29 de agosto, não é sobre mulheres que amam mulheres, é sobre celebrar e honrar existências políticas.

Se você quer conhecer alguns conceitos fundamentais que estruturam as teorias lésbicas e contribuem para as atuais produções de gênero, o BdF Explica apresenta quatro grandes autoras lésbicas e seus trabalhos.

Debates sobre gênero e sexualidade acabam ficando bem restritos à comunidade LGBT+, bem como discussões sobre políticas públicas, mercado de trabalho, acesso à saúde e envelhecimento. Não se trata só de sexualidade, é bem mais amplo, são identidades.

E qual o papel do jornalismo neste cenário? As pessoas LGBT+ não costumam ser sujeitos das pautas e das coberturas jornalísticas: consumimos conteúdo de forma desenfreada, mas com qual frequência você se depara com lésbicas sendo tratadas de forma não estigmatizada e protagonizando histórias para além de sua lesbianidade?

A mídia comercial perpetua o sistema vigente, que é heterossexual e focado na masculinidade. Quem tem contado histórias disruptivas, fora da norma e com novas possibilidades de se colocar no mundo? O jornalismo independente, que se preocupa com vidas, histórias e existências políticas.

E é por isso que o Brasil de Fato lançou na quarta-feira (27) o primeiro episódio da websérie “Desobedecer e Envelhecer”, que celebra a memória e o futuro da população LGBT+. Você pode assistir a essa estreia no nosso YouTube.

O jornalismo que não questiona sistemas, opressão, exploração e apagamento de identidades precisa ser questionado. Honrar quem veio antes de nós e abriu espaço para a lesbianidade poder ser vivida é fundamental. Assim como acolher quem constrói o futuro agora, abraçando novas perspectivas de gênero e rompendo velhas lógicas patriarcais, é urgente.

O Brasil de Fato é mais que um jornal, é um instrumento de luta. E é na luta que vislumbramos possibilidades mais frutíferas. Apoie o jornalismo independente que caminha ao lado da população LGBT+.

O post Visibilidade lésbica: existências políticas que criam um futuro plural apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.