Você já viu um tubarão que caminha? Oceanic Aquarium de BC tem três filhotes

Balneário Camboriú ganhou novos moradores no Oceanic Aquarium: três filhotes de tubarão-bambu, espécie conhecida por “caminhar” no fundo do mar. Os animais foram transferidos para Santa Catarina após o nascimento em um aquário do estado de São Paulo. A espécie é considerada de pequeno porte – atinge no máximo 1,20 metro – e ocorre nos oceanos Índico e Pacífico, em regiões como Indonésia, Filipinas, Malásia, Tailândia e Austrália. Na natureza, eles vivem próximos a recifes de corais, podem chegar a 50 metros de profundidade e ajudam a controlar populações de pequenos invertebrados, mantendo o equilíbrio do ecossistema marinho. 

Uma das principais características dos tubarões-bambu é o uso de nadadeiras peitorais e pélvicas de forma alternada durante a locomoção, que dá a impressão de que eles estão andando sobre os sedimentos do oceano. Essa é uma adaptação aos recifes onde habitam, cujos espaços são apertados e cheios de obstáculos, permitindo que entrem em fendas e cavernas para caçar suas presas.  Outra curiosidade da espécie é o modo de reprodução: são ovíparos. Seus ovos, presos a rochas ou corais, são estruturas alongadas e resistentes feitas de queratina, de cor escura, popularmente chamadas de “bolsas de sereia”. Após cerca de três meses, os filhotes rompem a cápsula e nadam livremente, medindo aproximadamente 15 centímetros.

Durante a visita ao Oceanic Aquarium, o público também pode conhecer uma fêmea adulta que já vive no local, no recinto Oceânico. Os filhotes estão no aquário Berçário. O Chiloscyllium punctatum, ou tubarão-bambu-marrom, é considerado quase ameaçado de extinção pela Lista Vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

Campanha de conscientização sobre a proteção dos tubarões

Em julho, o Oceanic Aquarium lançou a campanha “Salvem os tubarões e raias” com o objetivo de conscientizar turistas e moradores sobre o papel crucial destes animais na conservação dos oceanos. A ação está em andamento e conta com mensagens em mídias digitais, redes sociais, nas ruas, artigos e materiais distribuídos para a imprensa. Para chamar atenção à causa, no mesmo mês, uma área de 1500 metros quadrados na areia da Praia Central na cidade de Balneário Camboriú (SC), registrou a frase “Salve os tubarões e raias, salve os oceanos”. Cerca de 100 milhões de tubarões são mortos por ano em todo o mundo, principalmente pela pesca ilegal e pelo comércio de barbatanas. Nos últimos 50 anos a população desses animais reduziu mais de 70%.

Oceanic Aquarium 

Dos pequenos cavalos-marinhos aos grandes tubarões, esse é um passeio com muitas emoções! O aquário em Balneário Camboriú tem mais de 30 recintos e cerca de 140 espécies de animais de água doce e salgada de diversas partes do mundo. Entre elas: casal adulto de tubarões- mangona, pinguins, axolotes, jacarés, lontras, capivaras, cavalos-marinhos, polvo e águas-vivas. Além das aves australianas na Imersão Oceania. Possui também uma passarela de vidro suspensa de 30m² proporcionando aos visitantes uma experiência onde podem andar por cima do habitat dos tubarões e outras 20 espécies em mais de 300 mil litros de água. Conta ainda com berçário para filhotes de espécies como cavalos-marinhos, águas-vivas e peixes-palhaço. Ainda tem cinema 3D com realidade virtual. Viva essa experiência!

O post Você já viu um tubarão que caminha? Oceanic Aquarium de BC tem três filhotes apareceu primeiro em BC Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.