96% dos criadores no Brasil já utilizam IA generativa, revela pesquisa

Uma pesquisa encomendada pelo YouTube e conduzida pela Radius revela uma adoção massiva e um forte entusiasmo pela Inteligência Artificial Generativa (GenAI) entre os criadores de conteúdo no Brasil, com 96% dos entrevistados afirmando que já utilizam ferramentas de GenAI. Apesar da adoção massiva dessa tecnologia, ainda há muita oportunidade para desenvolver habilidades: 84% sentem que não estão usando a GenAI em toda a sua extensão.

Os dados apontam para uma forte crença no potencial da tecnologia para democratizar a produção de conteúdo e desbloquear novas formas de contar histórias. Do total de entrevistados, 93% veem na GenAI a possibilidade de maior acesso a efeitos especiais, design de produção e cinematografia para equilibrar as condições de competição entre criadores independentes e grandes estúdios.

Veja também: Executivas do Bradesco falam sobre como acelerar a inovação com IA e a importância da infraestrutura na estratégia digital

“Nos últimos anos, temos visto canais na plataforma florescerem como verdadeiras startups de entretenimento, apostando em novos modelos de produção, construindo estúdios para elevar a qualidade do conteúdo e desvendando novos caminhos criativos. Eles estão forjando novas oportunidades para o entretenimento e os negócios por trás dele e a IA tem tudo para ser uma grande aliada”, avalia Clarissa Orberg, Head de Parcerias com Criadores, Gaming e Shopping do YouTube Brasil.

A expansão global é outra perspectiva que anima os criadores. Do total de entrevistados, 93% consideram que a GenAI facilitará a exportação de conteúdo para outros países por meio de dublagens geradas com o uso da tecnologia.

“No YouTube, já utilizamos a IA para sugerir conteúdos aos usuários, criar legendas automáticas e manter a plataforma segura para toda a comunidade ao identificar e remover conteúdo nocivo. Recentemente, lançamos nossa ferramenta de dublagem automática que usa IA para oferecer uma nova maneira de conexão dos criadores com comunidades ao redor do mundo. É uma tecnologia tão incrível que consegue simular ritmo e entonação da fala original, criando uma conexão mais autêntica com quem está assistindo”, explica Clarissa.

Segundo a pesquisa, a criatividade ainda é o principal foco do uso da tecnologia: 98% dos criadores entrevistados disseram contar com a GenAI principalmente como suporte criativo. Para eles, os principais motivos para adotar a tecnologia são a geração de novas ideias (35%), produção de conteúdo com mais qualidade (30%) e economia de tempo (26%). “Estamos vivenciando uma nova era na criação e disseminação de histórias, onde a IA atuará não apenas como facilitadora, mas como amplificadora dessas vozes”, finaliza Clarissa.

Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado

Adicionar aos favoritos o Link permanente.