Dois terços dos aplicativos financeiros enfrentam dificuldades para manter a consistência na aquisição de usuários em 2025, aponta levantamento recente da RankMyApp. Como resposta a esse desafio, as Páginas Personalizadas da App Store e as Listagens Personalizadas da Google Play se destacam como soluções eficazes, que já conquistaram taxas de conversão de até 49% e transformam as estratégias de captação de usuários.
O desempenho de aplicativos financeiros foi analisado entre abril de 2024 e abril de 2025, agrupando-os em três categorias: Bancos Tradicionais, Bancos Digitais e Outras Instituições Financeiras. Essa segmentação possibilitou gerar análises relevantes sem expor informações sensíveis, em total conformidade com os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O estudo foi realizado com base em dados proprietários e tecnologias exclusivas da empresa.
Apesar do mercado de apps financeiros ser altamente competitivo, garantir um fluxo constante de novos usuários ainda é um desafio, especialmente diante do aumento nos custos de mídia e da saturação dos canais tradicionais, portanto, a personalização da comunicação visual e textual, adaptada conforme a origem do tráfego, perfil do público e contexto da busca, reduz o custo por aquisição e melhora a eficiência das campanhas, impulsionando estratégias de conversão.
Veja também: Liderança que protege: o papel do CEO na segurança da informação
O levantamento evidencia ainda que, apesar da alta competitividade no mercado de apps os downloads continuam sendo um indicador-chave de crescimento sustentável. Embora métricas como engajamento e retenção ganhem cada vez mais relevância, garantir um volume consistente de novos usuários ainda é um desafio central para os desenvolvedores. O aumento nos custos de mídia e a saturação de canais tradicionais tornam as soluções de personalização nas lojas uma alternativa estratégica para melhorar o desempenho das campanhas de aquisição.
Nesse cenário, investir em experiências personalizadas não só potencializa a captação de usuários, como também contribui para a fidelização e o fortalecimento da marca. Ao oferecer conteúdos e ofertas alinhados ao perfil específico de cada público, os aplicativos conseguem estabelecer conexões mais relevantes e duradouras, resultando em maior valor de vida útil do cliente (LTV) e retorno sobre investimento (ROI).
Para Leandro Scalise, CEO da RankMyApp, essa abordagem é decisiva para o sucesso no mercado atual: “Os aplicativos que investem em experiências personalizadas nas lojas saem na frente na corrida pela atenção e pela conversão. Isso contribui para um crescimento mais saudável e sustentável no médio e longo prazo.”
Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.