Projeto de ‘jump rope’ atende crianças e adolescentes com mais de 10 núcleos em Rio Preto


Projeto promove jump rope competitivo em São José do Rio Preto
O projeto “A Corda pra Vida” de São José do Rio Preto (SP) atende crianças e adolescentes em mais de 10 núcleos espalhados pelo município.
A iniciativa tem como objetivo mostrar que pular corda vai além de uma brincadeira e também pode ser um esporte.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O “jump rope”, como é conhecido, surgiu nos Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980.
Matheus Neves, um dos coordenadores do projeto, falou à TV TEM sobre os benefícios do projeto enquanto esporte.
“Temos a modalidade de freestyle, tanto single quanto em grupo. Temos a modalidade speed, que é quem pula mais rápido em 30 segundos. Tem também a modalidade double under, que é o passar a corda duas vezes durante um salto só”, conta.
A iniciativa também faz parte das apresentações em instituições de ensino, que funcionam quase como um convite para as crianças. Iuri Almeida, atleta de jump rope, teve o primeiro contato com o esporte por meio desse projeto nas escolas.
“Um professor um dia citou sobre um campeonato, e eu gosto muito de competir. Aí eu fui tentando, comecei a pegar gosto pelo esporte, além de treinar. Foi assim que eu conheci o jump rope” , revela Almeida.
Em 2025, os integrantes do projeto em Rio Preto participaram do Arnold Classic, competição que reúne atletas do mundo inteiro. Os competidores da cidade voltaram com medalhas.
“Nós fomos em torno de 40 crianças e adolescentes que fazem parte do projeto, ganhamos em torno de 40 a 50 medalhas, e contamos com 5 países participando de nível pan-americano”, conta Nelson da Silva Bento, um dos coordenadores do projeto.
Entretanto, essa não foi a única competição do ano. Em outubro, outra competição da mesma importância vai acontecer em Bogotá, na Colômbia. Os atletas rio-pretenses já estão ansiosos e pretendem voltar com mais medalhas. Cauã Itako é um deles e está apreensivo.
“Eu pretendo participar, mas é um pouco de pressão. Até porque eu sou novo, e os caras são mais velhos. Aí acaba sofrendo essa pressão, só treinar bastante e acho que vai dar certo”, revela.
Projeto promove jump rope competitivo em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.