Trump cita Brasília entre capitais violentas ao anunciar que vai federalizar polícia em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou Brasília como exemplo de “capital violenta” em um discurso, nesta segunda-feira (11), para anunciar uma intervenção federal na segurança de Washington, capital dos EUA.
A medida foi justificada por Trump como uma resposta à “trágica emergência de segurança” na cidade – o que, segundo a prefeita do distrito de Colúmbia, não condiz com as estatísticas oficiais desde 2023.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo Trump, a criminalidade na capital dos Estados Unidos superou a registrada em outras capitais nacionais – além de Brasília, ele citou Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá, Cidade do México e Bagdá (Iraque).
“Olhando os números temos alguns gráficos com diferentes cidades ao redor do mundo: Bagdá, Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México, Lima… [Em comparação a todos] nós dobramos ou triplicamos [a taxa de criminalidade]. Vocês querem viver em lugares como esses? Eu acredito que não”, diz Trump.
Trump quer retirar pessoas sem-teto de Washington D.C.
Segundo Trump, a cidade de Washington tem sido comparada com capitais descritas como “os piores lugares do mundo”.
“Nós queremos segurança em Washington. Você quer poder viver na sua casa ou apartamento e se sentir seguro para ir até uma loja comprar um jornal ou alguma outra coisa. Você não tem isso mais. A taxa de homicídios em Washington é maior que em Bogotá, Cidade do México e em outros lugares que você escuta dizer sobre serem os piores lugares do mundo. [As taxas] são muito maiores”, disse Trump.
Taxa de homicídios do DF foi menor
Segundo o Atlas da Violência, o DF registrou 347 homicídios em 2023 – número maior que os 274 assassinatos registrados em Washington no mesmo ano.
Washington, no entanto, tinha uma população estimada em 687.324 em 2023 – menos de 25% dos 2,81 milhões estimados para o Distrito Federal no mesmo ano.
Juntando todos esses números, o DF teve 12,3 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2023 – um índice bem abaixo dos 39,86 por 100 mil habitantes registrados em Washington.
Intervenção federal em Washington
O anúncio de uma emergência federal sobre a segurança de Washington foi feito nesta segunda-feira (11).
O presidente norte-americano afirmou que vai enviar cerca de 800 tropas da Guarda Nacional e controlará a polícia da cidade. Uma ordem executiva assinada por ele afirma que “o crime está fora de controle” na cidade.
Washington D.C. fica no distrito de Colúmbia, região administrativa dos EUA que funciona sob regime especial. A prefeita de Colúmbia, Muriel Bowser, uma democrata, nega a emergência citada por Trump, reiterando que a criminalidade no distrito caiu desde 2023. Bowser é a principal autoridade executiva da cidade e exerce funções equivalentes às de governadora.
➡️ A Guarda Nacional é uma força híbrida vinculada ao Exército dos EUA, com função estadual e federal. Normalmente opera sob comando dos estados, com financiamento dos governos locais. Às vezes, os soldados são enviados para missões federais, ainda sob comando estadual, mas com recursos federais.
A medida de Trump ocorre após Trump expressar algumas vezes, desde que retornou à Casa Branca em janeiro, o desejo de colocar Washington D.C. sob controle federal.
LEIA TAMBÉM:
BOLSA DE COLOSTOMIA: vítima de estupro sofre perfuração no útero e intestino em cirurgia para aborto legal em Brasília
IPTU 2025: 4ª parcela começa a vencer a partir desta segunda no DF; veja calendário completo
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.