
Hytalo Santos e marido chegam em penitenciária da Paraíba, onde vão ficar presos
O influenciador Hytalo Santos e o marido, Israel Vicente, o Euro, estão no presídio do Róger, em João Pessoa, onde podem receber visitas apenas de familiares e somente cinco dias após a chegada ao local. As regras da penitenciária também determinam quais itens de higiene e roupas podem ser entregues aos detentos.(leia abaixo)
Os influenciadores vão ficar os cinco primeiros dias em uma ala de adaptação no presídio. Depois disso, vão para o pavilhão de pessoas da comunidade LGBTQIA+ e também podem tomar banho de sol.
De acordo com o diretor da unidade prisional, Edmilson Alves, o casal vai dividir o espaço com outros quatro detentos. O pavilhão não possui celas individuais e mede aproximadamente 3 metros de largura por 15 de comprimento.
Hytalo e Euro foram transferidos de São Paulo para a Paraíba nesta quinta-feira (28). Eles deixaram a penitenciária de São Paulo por volta das 11h e chegaram à Paraíba por volta das 17h12. O casal de influenciadores foi levado de carro e com escolta policial para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
De acordo com o secretário de administração penitenciária da Paraíba, João Alves, os familiares precisam realizar cadastramento presencial para as visitas.
“A família vai ter que vir cadastrar e comparecer ao presídio. Quando terminar o período de reconhecimento, aí, em dia de visitas, eles poderão comparecer e visitar os seus familiares”, disse.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), as visitas ao presídio do Róger são exclusivamente aos domingos, e os visitantes precisam também comprovar vínculo familiar, como cônjuge, companheiro ou parentesco com os detentos.
A unidade prisional em que os dois estão presos é uma das mais importantes da capital paraibana e opera com 190 presos acima da capacidade.
Hytalo e Euro estão presos na Paraíba
Arte/g1
Os familiares poderão levar alimentos, roupas e calçados, respeitando as quantidades semanais determinadas pela Seap. Entre os alimentos permitidos estão legumes, frutas em embalagens transparentes, leite, doces e sucos de cores claras. Também é permitido levar um maço de cigarro ou até 500 gramas de fumo in natura, além de biscoitos recheados, água e sal. Não são aceitos alimentos congelados.
No caso de roupas, cada visitante poderá entregar até duas peças de cada tipo, desde que sejam de cor branca ou clara, e um par de chinelos nas mesmas condições.
Produtos de higiene permitidos incluem desodorante cremoso, sabão em barra ou em pó e água sanitária, apenas uma vez por semana. O barbeador de lâmina deve ser descartável, sendo necessário devolvê-lo para receber outro.
Conheça o Presídio do Róger, em João Pessoa
Hytalo Santos entra na penitenciária em João Pessoa, onde está preso
TV Cabo Branco
De acordo com as informações da Polícia Civil da Paraíba, os influenciadores chegaram à Paraíba por volta das 17h, seguiram para o Instituto de Polícia Científica (IPC), para realização de exames, e depois foram conduzidos ao presídio do Róger.
Segundo o diretor da unidade prisional, ao chegarem ao presídio, Hytalo e o marido preencheram um formulário sobre condições de saúde e comorbidades, além de registrar foto para o Sistema de Administração Penitenciária da Paraíba.
Hytalo Santos e marido chegam à Paraíba
A unidade prisional é padrão para presos provisórios do sexo masculino, como no caso de Hytalo e Euro. O local conta com 8 pavilhões, incluindo um reservado para a população LGBT.
Caso se declarem homossexuais, o casal será encaminhado diretamente para o pavilhão exclusivo destinado a essa população. No entanto, poderão ser separados caso haja determinação judicial nesse sentido.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o presídio abriga atualmente 890 detentos, embora sua capacidade seja de 700 presos, o que representa um excesso de 27%. Apesar do problema, o diretor da penitenciária, Edmilson Alves, garante que a rotina do presídio não é comprometida e afirma que diversas melhorias foram implementadas nos últimos anos.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, em João Pessoa, conhecido como presídio do Róger.
TJPB/Divulgação
Hytalo e Euro respondem a processo da Justiça de Bayeux, na Grande João Pessoa. Eles são investigados por exploração sexual de menores de idade, trabalho infantil e tráfico humano em conteúdos produzidos para as redes sociais. A investigação é feita pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) paraibano.
A transferência de Hytalo e de Euro foi determinada pela Justiça da Paraíba.
Violência e abuso sexual infantil: saiba como denunciar