
Ataques de drones russos durante a noite de sábado (30) e neste domingo (31) de manhã, atingiram instalações elétricas na Ucrânia, deixando cerca de 60 mil famílias sem energia e uma pessoa ferida. A cidade portuária de Tchornomorsk, nos arredores de Odessa, no sul do país, foi a mais duramente atingida. Instalações elétricas na região de Tchernihiv, no norte da Ucrânia, também foram danificadas, e o fornecimento de energia está impactado na região.
Em Tchornomorsk, o ataque danificou quatro instalações elétricas, deixando mais de 29 mil residências sem energia, segundo o governador regional e a empresa DTEK. Edifícios residenciais, comerciais e administrativos foram danificados, segundo o governador Oleh Kiper na plataforma Telegram.
“As infraestruturas essenciais estão funcionando com geradores,” declarou ele, acrescentando que uma pessoa ficou ferida no bombardeio.
“Assim que os funcionários receberem autorização do exército e dos serviços de emergência, iniciarão imediatamente a inspeção dos equipamentos e os reparos de urgência,” informou a DTEK.
Há cerca de dez dias, a Rússia lançou mais de 500 drones e 40 mísseis contra a Ucrânia
Reprodução/TV Globo
Na região de Tchernihiv, no norte da Ucrânia, o ataque de drones russos deixou 30 mil residências sem energia, especialmente na cidade de Nijyn, segundo o governador regional, Viatcheslav Tchaous.
O exército ucraniano afirmou ter abatido 126 dos 142 drones lançados pela Rússia durante a noite, mas lamentou não ter conseguido evitar que dez alvos fossem atingidos.
O Ministério da Defesa da Rússia declarou que atingiu infraestruturas portuárias na Ucrânia utilizadas para fins militares. Segundo o Ministério, a Rússia também abateu 112 drones ucranianos na últimas 24 horas.
Distante de acordo de paz, Rússia faz ataque pesado sobre Kiev e matam, pelo menos, 21
Ataques anteriores às infraestruturas elétricas Em novembro do ano passado, a Ucrânia denunciou um “ataque maciço” da Rússia contra infraestrutura de energia que deixou mais de 1 milhão de pessoas estão sem luz. Na ocasião, a cidade lais atingida foi a capital Kiev.
Ainda em junho de 2024, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, lamentou os apagões cada vez mais frequentes em país. Ele chegou a declarar que, com seus ataques de drones, a Rússia havia destruído metade da capacidade energética da Ucrânia.
(Com informações da AFP)
Veja onde a Rússia atingiu a Ucrânia em ataque de mísseis e drones em 6 de junho de 2025.
Equipe de arte/g1