Após 30 anos, Vitória sedia congresso sobre desafios da comunicação

Thiago Soares / Folha Vitória

Vitória recebe a partir desta segunda (1º) o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2025. Sediado pela Faesa, o evento retorna ao Espírito Santo após 30 anos e deve reunir cerca de 2,5 mil participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o país.

O evento acontece até sexta-feira (5). Com o tema “(Re)pensar a Comunicação: ensino, pesquisa e extensão”, o Intercom 2025 promoverá debates, apresentações científicas, premiações e conferências internacionais sobre os desafios e inovações no campo da comunicação.

A abertura oficial ocorrerá em 3 de setembro, às 9h, no Teatro Sesc Glória, no Centro de Vitória, com a presença de autoridades, pesquisadores e representantes do mercado de comunicação.

Às 10h, será realizada a conferência inaugural com Rosental Calmon Alves, professor da University of Texas e diretor do Knight Center for Journalism in the Americas, sobre “Re)pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e práticas profissionais”, mediada por Antonio Hohlfeldt (UFRGS/Intercom).

Apesar da abertura oficial ser no dia 3, o congresso já começa em 1º de setembro, com o Colóquio Brasil x Estados Unidos, às 8h30, no campus da Faesa.

O evento contará com Silvio Waisbord, professor da George Washington University e presidente da International Communication Association (ICA), que abordará “Entre informação e influência: economia da atenção, comunicação e democracia na sociedade digital”.

Além das conferências, o Intercom terá apresentações científicas, mesas temáticas, fóruns e a entrega de premiações importantes, como o Prêmio Luiz Beltrão, que reconhece lideranças e grupos inovadores; o Prêmio Intercom de Comunicação, destinado a estudantes; e a Expocom, que premia trabalhos experimentais de graduação.

Para Marilene Mattos, coordenadora dos cursos de Comunicação e Design da Faesa, receber o evento representa uma oportunidade de troca de experiências e de fortalecimento do debate acadêmico e profissional no Estado.

“Receber pesquisadores de referência internacional e nacional em Vitória é uma importante oportunidade para troca de experiências, além de enriquecer o debate acadêmico e profissional na área da comunicação, que passa por significativas transformações. O Intercom é um evento fundamental para alunos, professores e profissionais, e traz uma grande visibilidade para o nosso Estado”, destacou Mattos.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do congresso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.