
O espaço de experimentação Laboratório Urbano Vivo será inaugurado em Vitória. O local tem como objetivo transformar a capital capixaba em um ambiente de testagem, inovação e desenvolvimento de soluções urbanas.
Por isso, o Laboratório Urbano Vivo, que é uma parceria da Prefeitura de Vitória com a Ikone, será um centro onde a população, o governo, as escolas e o setor privado poderão buscar soluções inovadoras.
LEIA TAMBÉM:
- Mutirão oferece 108 vagas para jovens em busca de experiência. Veja quais são
- Radium Hotel: obras de restauro e reabilitação do antigo hotel vão sair do papel
- Concurso de fiscal oferece salário de R$ 3.360 em Cariacica
A população poderá realizar experimentos em algumas áreas, por exemplo, intervenções urbanas, sustentabilidade, empreendedorismo, negócios e inclusão social.
Como funciona o espaço
De acordo com o diretor do Laboratório Urbano de Vitória, Caio Scheidegger, o espaço é um equipamento para experimentar soluções para cidades.
“Surgiu de um chamamento nacional realizado pela Seges e representa um marco transformador para nossa cidade, provocando a inovação para a implementação de soluções para os desafios urbanos e promovendo maior eficiência na gestão pública”, completou o diretor.
Além disso, o diretor também afirmou que o laboratório atua em eixos estratégicos, desde soluções baseadas na natureza até transformação urbana.
“Reforçando o potencial e a construção histórica de Vitória na vanguarda da inovação. Funcionamos com metodologias de inovação aberta e as melhores práticas jurídicas e tecnológicas de inovação, mapeando oportunidades, ouvindo os gestores e também a população e apoiando o município na escolha de eixos temáticos e instrumentos de inovação para solução dos problemas”, afirmou Scheidegger.
Assim, o lançamento do espaço de inovação acontecerá nesta quarta-feira (30), a partir das 9h, no Centro de Inovação (CDTIV), em Goiabeiras.
Além disso, o evento de apresentação do laboratório contará com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Porto Digital e com o lançamento do Sandbox Regulatório de Vitória.
O Sandbox faz parte de uma estratégia de abrir o município de Vitória para a inovação, voltada para soluções reais. A oportunidade que estamos trazendo com este projeto, em parceria com a prefeitura e a Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges), é gerar segurança jurídica e oportunidades de inovação e experimentação voltadas para o cidadão, disse Caio Scheidegger.
Confira a programação completa
- 8h30 – 9h: Credenciamento e café de boas-vindas
- 9h – 9h10: Abertura oficial com mestre de cerimônias
- 9h10 – 9h30: Discurso do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e da vice-prefeita, Cris Samorini
- 9h30 – 9h50: Apresentação do Laboratório Urbano Vivo – Visão, pilares e governança (vídeo de 1 a 2 minutos, mostrando a área física, como se conectar com inovação)
- 10h20 – 10h40: Apresentação do Sandbox Regulatório e oportunidades para inovadores
- 10h40 – 1 1h15: Palestra de Claudio Marinho – territórios de inovação & Sandbox
- 1 1h20 – 1 1h45: Painel de casos e experiências com parceiros
- 12h – 12h30: Networking