
Com a intensificação das chuvas e ventos fortes em diversas regiões da Bahia, a Neoenergia Coelba quadruplicou o número de equipes mobilizadas para atuar nas ocorrências provocadas pelo temporal. 15 equipes de eletricistas, técnicos e engenheiros estão vindo das outras distribuidoras do grupo Neoenergia, de Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte e Brasília, para reforçar a operação de contingência.
Os bairros da faixa litorânea de Salvador, a Região Metropolitana e a Região Sul do estado estão entre os locais mais afetados. Segundo a Climatempo, a previsão é de que o cenário climático permaneça instável até o fim da tarde de domingo (4).
A tempestade, que avança do mar em direção ao continente, tem causado diversos transtornos, como a queda de postes, galhos de árvores e objetos arremessados contra a rede elétrica, além de alagamentos e obstrução de vias.
Essas ocorrências impactam diretamente o fornecimento de energia e exigem resposta rápida das equipes da distribuidora, que estão atuando de forma ininterrupta, apesar da grande dificuldade de acesso em algumas áreas de mata e próximas a corpos d’água.
“Nosso plano de contingência está ativado com o máximo de equipes em campo e um monitoramento 24 horas feito pelo nosso Centro de Operações Integradas. Estamos trabalhando incansavelmente para restabelecer o fornecimento com segurança e agilidade”, afirma Leonardo Silva, Superintendente de Operações da Neoenergia Coelba.
Além do reforço de pessoal técnico – engenheiros, eletricistas e operadores – a empresa também conta com tecnologia de ponta instalada na rede elétrica, que permite identificar falhas e restabelecer o serviço automaticamente em parte dos casos. A distribuidora também mantém a priorização de atendimentos a unidades essenciais, como hospitais, postos de saúde, escolas, órgãos de segurança pública e clientes com equipamentos vitais.
Segurança em primeiro lugar
Com a previsão de continuidade das chuvas e ventos intensos nos próximos dias, a Neoenergia Coelba reforça o alerta à população sobre os riscos com a rede elétrica durante temporais:
- Nunca se aproxime de cabos partidos ou caídos no chão. Considere sempre que estão energizados, mesmo que não apresentem faíscas ou sons;
- Caso um fio caia sobre um veículo, permaneça dentro do automóvel e aguarde o resgate especializado;
- Evite sair de casa durante tempestades e não realize serviços externos ou em telhados, como instalação de antenas;
- Em casos de alagamento, desligue o disjuntor geral e mantenha os aparelhos fora das tomadas;
- Durante raios, afaste-se de janelas, portas metálicas e objetos condutores de eletricidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.