Remuneração média dos trabalhadores de TI é de R$ 7,6 mil

O Brasil tem 722,5 mil trabalhadores em tecnologia da informação e o crescimento médio é de 4,4% desde dezembro de 2012. No Estado de São Paulo estão 39,6% dos empregos na área (286,1 mil trabalhadores). Já no Rio de Janeiro se encontram 8,8% do total de empregos no país, 63,5 mil trabalhadores. Os dados estão na Pesquisa de Atividades em Tecnologia da Informação desenvolvida pela CNS – Confederação Nacional de Serviços /FESESP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo e SEPROSP – Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.
A pesquisa apurou que a elevação nominal de salário do setor é de 6,4% desde o quarto trimestre de 2012, sendo a remuneração média de R$ 7,6 mil.
Já o crescimento médio nominal de faturamento é de 7,2% ao ano desde dezembro de 2012, destacando-se aumento de 19,5% no acumulado de 2025.
Quanto ao faturamento real do setor de tecnologia da informação, o crescimento médio real é de 6% ao ano desde dezembro de 2012.
O trabalho foi construído com base em dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do INSS. A periodicidade das informações é mensal e cobre o período desde dezembro de 2006 até a informação mais recente disponível. Inclui todos os trabalhadores com carteira de trabalho que mantinham vínculo ativo com empresas de TI no período de referência.
São levantadas informações sobre estoque de trabalhadores, admissões, demissões e salário médio em todos os tipos de estabelecimento. A pesquisa tem cobertura para o Brasil e para o Estado de São Paulo. Os empregados são identificados pelo local do estabelecimento. Os dados estão dispostos por mesorregião do estado. A pesquisa apresenta as informações por setor de atividade econômica, com desagregação para os segmentos de TI.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.