A 5ª Feira da Reforma Agrária, que acontecerá no Parque da Água Branca, região central de São Paulo (SP), terá show dos violeiros Almir Sater e Xangai. O evento, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), será realizado entre os dias 8 e 11 de maio. Os violeiros se apresentam no dia de abertura da feira, 8 de maio.
Xangai, como é conhecido Eugenio Avelino, é baiano de Itapebi e conhecido como um “poeta da natureza”, assim como seus parceiros Jessier Quirino e Maciel Melo. Gravou o primeiro disco em 1976 com o título Acontecivento, ao qual se seguiram mais dez álbuns, o último gravado em 2016, com o nome de Xangai.
Almir Sater, nascido em Campo Grande (MS), é um dos mais conhecidos violeiros do Brasil. Seu primeiro álbum, Estradeiro, foi lançado em 1981. A ele se seguiram outros 12 trabalhos, dois deles com o parceiro Renato Teixeira. O seu disco mais recente é Do Amanhã Nada Sei, lançado em 2022. Sater também é ator, com participações marcantes nas duas versões da novela Pantanal, lançadas em 1990 e 2022.
A feira terá, nos seus quatro dias, a comercialização de alimentos produzidos nos assentamentos e acampamentos da reforma agrária em todo o país, além da venda de sementes, artesanatos e livros. A programação conta ainda com shows e atividades político-culturais. A programação completa ainda não foi divulgada.
Calendário turístico
A Feira Nacional da Reforma Agrária entrou oficialmente no calendário de turismo da cidade de São Paulo em 2019, quando passou a ter o mesmo status do Carnaval, da Virada Cultural e da Bienal do Livro, por exemplo.
Naquele ano, o evento não foi realizado porque o então governo de João Doria (PSDB) vetou o uso do parque da Água Branca. A retomada ocorreu somente em 2023, após um hiato de cinco anos devido à pandemia de covid-19.
A última edição da feira ocorreu em 2023 e recebeu mais de 300 mil pessoas em quatro dias programação, conforme estimativas do MST.