Abordagem truculenta da PM contra adolescentes negros no Rio motiva ato na Praça da Harmonia

No próximo sábado (10) ocorre o “Pedal e Caminhada contra a Violência” na Praça da Harmonia, na Gamboa. A iniciativa é uma forma de protesto contra o episódio de violência policial ocorrido contra dois adolescentes negros de 12 e 13 anos enquanto pedalavam no Boulevard Olímpico, na Pequena África, na zona portuária do Rio no último dia 29 de abril.

Além da truculência com os adolescentes, as famílias relatam que os quatro policiais militares tiraram fotos dos meninos para o banco de imagens da polícia e que os jovens foram insultados verbalmente e acusados de roubo, inclusive das próprias bicicletas que utilizavam.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (CDDHC-Alerj) foi acionada para acompanhar o caso que foi registrado na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV).

“É revoltante que, em pleno centro da cidade, crianças negras sejam tratadas como criminosas por estarem andando de bicicleta. Enquanto seguirmos naturalizando que fuzis sejam apontados para meninos negros, nenhuma política de segurança será legítima e eficiente no seu propósito real que é proteger a população. Seguiremos exigindo responsabilização, acolhendo as famílias e lutando por uma infância protegida e livre do racismo institucional”, disse a deputada Dani Monteiro (Psol), presidente da CDDHC ao Brasil de Fato.

A reportagem procurou a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para um posicionamento. O espaço está aberto para a manifestação da PMERJ.

Outros casos

Em julho de 2024, quatro adolescentes, entre 13 e 14 anos, foram abordados por policiais militares armados em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Três dos adolescentes eram negros e filhos de diplomatas do Canadá, Gabão e Burkina Faso. Câmeras de segurança próximas ao local registraram o momento. Nas imagens, é possível ver o momento que os policiais chegam e apontam as armas para os jovens, que estavam na calçada.

Os policiais militares que abordaram os adolescentes se tornaram réus pelos crimes de ameaça e constrangimento ilegal após a Justiça aceitar a denúncia Ministério Público do Rio de Janeiro.

Serviço:

Pedal e Caminhada Contra a Violência

Dia: 10 de maio

Horário: 16h

Local: Praça da Harmonia – Gamboa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.