Os investimentos que podem mudar o transporte na Grande Vitória

Foto: Ceturb ES

Usar o transporte público todos os dias é uma verdadeira maratona para muitos capixabas. Ônibus lotados, atrasos que atrapalham os compromissos e longas viagens entre a casa e o trabalho ou o local de estudo são problemas comuns.

Para tentar reverter essa realidade, o governo do Espírito Santo anunciou nos últimos meses uma série de investimentos que prometem melhorar a vida de quem depende do transporte na Grande Vitória.

Leia também: Todo dia, a mesma batalha: os desafios de quem depende do transporte público

Transporte público na Grande Vitória: veja investimentos

Entre os principais investimentos estão a ampliação do sistema aquaviário, a modernização da Rodoviária de Vitória e o fortalecimento do sistema Transcol.

No entanto, esses projetos, embora promissores, também enfrentam desafios quanto à adesão da população e à integração efetiva entre os diversos modais.

Segundo dados da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), o sistema faz mais de 20 mil viagens por dia, levando cerca de 600 mil pessoas diariamente.

Os dados da companhia mostram que mais de 15 milhões de passageiros usam o Transcol por mês. Isso destaca a grande importância do sistema para a vida na cidade e para ligar os diversos municípios da Grande Vitória.

“Eu dependo do ônibus para tudo, ir para o trabalho, voltar para casa… É o jeito que tenho para me locomover. Mas todo dia é uma luta, sabe? É ônibus que atrasa e, quando chega, vem lotado que mal dá para respirar. A gente acaba se acostumando, mas não devia ser assim. Deveria ter mais opções viáveis de locomoção. A gente só queria um pouco mais de respeito e um transporte que funcionasse melhor para quem precisa tanto dele”, afirma a técnica em análises clínicas Fabíola Goes.

Movimento em terminal de ônibus do Transcol. Foto: TV Vitória/Reprodução

Aquaviário: desafio é combinar barcos e ônibus no dia a dia

O sistema de transporte por barcos, o aquaviário, voltou a funcionar como uma esperança para diminuir o trânsito e também desafogar o transporte por ônibus. Mas esse modal ainda é pouco usado, transportando menos de 1% do total de passageiros.

Para muita gente, a dificuldade de chegar às estações ou de combinar o barco com outros transportes impede o uso dessa opção.

Para alguns, os barcos já são uma boa solução. O vendedor Carlos Baldan, por exemplo, conta como o aquaviário facilitou sua vida.

“É cômodo pegar um barco de Porto de Santana, em Cariacica, para a Praça do Papa, em Vitória, e da Praça do Papa para a Prainha, em Vila Velha, e caminhar um pouquinho até o meu local de trabalho”, diz.

Carlos Baldan utilizando o aquaviário. Foto: TV Vitória/Reprodução

Bicicletas como opção

Usar a bicicleta para se locomover e para o lazer também está cada vez mais comum na Grande Vitória. Seja para economizar, fazer bem à saúde ou para chegar mais rápido em lugares próximos, o número de ciclistas tem aumentado.

Além disso, a bicicleta é uma solução que pode ajudar a desafogar o trânsito e, consequentemente, auxiliar o transporte público.

Contudo, esse crescimento esbarra em um problema para quem utiliza bicicletas no dia a dia: a falta de ciclovias seguras e bem conectadas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só 80 mil capixabas moram perto de alguma ciclovia ou ciclofaixa.

A doutora em Engenharia de Transportes Gesiane Silveira Pereira destaca a importância da infraestrutura para os ciclistas.

“É uma forma de locomoção muito eficiente, mas, para isso, é necessário que tenha uma infraestrutura que garanta segurança para os ciclistas se locomoverem nas vias e locais para deixarem a bicicleta e poder se integrar aos outros modos de transporte”, afirma a especialista.

Gesiane Silveira Pereira, doutora em Engenharia de Transportes. Foto: TV Vitória/Reprodução

Para Gesiane, quando se fala de mobilidade urbana, é importante pensar em melhorias do transporte público para atrair o usuário do transporte individual para ele.

“É preciso fazer com que os carros saiam das vias. E, para isso, a gente precisa priorizar o transporte público”, ressalta.

Reforma de rodoviária e ampliação do aquaviário

Em janeiro deste ano, o governo anunciou o início das obras de reforma da Rodoviária de Vitória e a ampliação do aquaviário.

Com investimento de R$ 20 milhões, as obras têm prazo de 12 meses para execução e visam modernizar a rodoviária, melhorando áreas de embarque, desembarque, estacionamentos, bicicletário e outros espaços, além de expandir o sistema aquaviário com a construção de um novo píer, tornando-o a quarta estação.

O objetivo é transformar a rodoviária em um Terminal de Integração de Mobilidade, conectando diferentes modais de transporte, como Transcol, táxis, veículos de aplicativo, transporte intermunicipal e até a estação ferroviária, buscando mais eficiência e conforto aos passageiros.

Projeto do terminal da Rodoviária de Vitória. Foto: Governo do ES

A reforma e a ampliação buscam otimizar a mobilidade na Grande Vitória, com mais opções de deslocamento e maior integração entre os sistemas de transporte.

Com a ampliação do aquaviário e a modernização da rodoviária, o governo espera oferecer soluções que facilitem o deslocamento, diminuindo o tempo de viagem e melhorando a qualidade de vida da população.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destaca que a modernização trará mais rapidez e comodidade para os passageiros, permitindo uma melhor experiência de viagem.

“A rodoviária vai ligar o aquaviário, que vai chegar nela; os ônibus rodoviários intermunicipais e interestaduais; o Transcol, que é nosso transporte metropolitano, e a ferrovia, que liga Vitória a Minas Gerais”, revela.

O secretário também falou sobre a ideia de ter uma linha do Transcol específica para essas pessoas que ligam transporte rodoviário, metropolitano, aquaviário, junto com o trem.

“A integração é fundamental em qualquer sistema de transporte e de boa mobilidade no mundo”, comenta.

Investimentos em ônibus elétricos e acessibilidade

Segundo informações da Ceturb, o sistema vem passando por um processo de renovação desde 2019, com melhorias na frota, ampliação de rotas, uso de tecnologia e implantação de mecanismos como o Cartão GV e a integração temporal.

O Sistema Transcol deve receber 50 novos ônibus elétricos, como parte do investimento de R$ 150 milhões viabilizado pelo governo federal por meio do PAC Seleções Cidades.

Ônibus elétrico do Transcol. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Além dos veículos, estão previstas 20 estações de recarga nos terminais de integração da Região Metropolitana da Grande Vitória, com o objetivo de estruturar a operação da frota elétrica e contribuir para a redução de emissões e poluição sonora.

Atualmente há quatro ônibus elétricos em circulação, e a previsão é ampliar esse número. Outros 150 veículos com ar-condicionado devem chegar até o fim do ano.

Também foram entregues, em março, 11 veículos do novo Transcol + Acessível, serviço voltado ao transporte de pessoas com deficiência motora, especialmente cadeirantes.

A expectativa é que até o fim do ano, a nova frota conte com 30 vans adaptadas e climatizadas, substituindo os antigos micro-ônibus sem ar-condicionado. As vans transportam até três cadeirantes com seus acompanhantes e têm maior capacidade de circulação em áreas com difícil acesso.

De acordo com a Ceturb, a reformulação do serviço inclui ainda a possibilidade de escolha de acompanhantes e transporte de dependentes. A iniciativa busca ampliar a acessibilidade e a autonomia dos usuários.

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, desde 2019 todos os veículos incorporados ao Sistema Transcol já contam com acessibilidade, e a modernização é parte de um processo contínuo de renovação da frota.

*Texto de Breno Ribeiro, com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record

Adicionar aos favoritos o Link permanente.