Ortodontia na idade adulta: 5 benefícios que você não pode ignorar

Tratamento ortodôntico na vida adulta
(Reprodução: Freepik)

Fazer tratamento ortodôntico na idade adulta pode ser uma escolha importante por várias razões, tanto estéticas quanto funcionais.

A estética sem dúvidas é um conceito amplo e individual e o que um acha belo o outro pode não achar. Dentes alinhados são sempre considerados esteticamente mais agradáveis, mas há quem não se incomode com algum desalinhamento.

LEIA TAMBÉM | Creatina: aliada antes e depois da menopausa

Se existe uma indicação exclusivamente estética, deve-se entender que de fato será opcional tratar ou não e que não haverá prejuízo a longo prazo.

Porém, se após uma avaliação com o Ortodontista constatou-se uma necessidade funcional, ou seja, se o mau posicionamento dentário pode estar refletindo em problemas na saúde bucal, o paciente deve estar ciente de que se optar por não tratar, certamente haverão consequências futuras.

5 benefícios da ortodontia na vida adulta

Muitas vezes ouvimos no consultório adultos que demonstram vontade de corrigir os dentes mas se sentem “velhos demais” para usar aparelho! Te dou aqui 5 motivos indiscutíveis para não adiar mais essa decisão, constatada a necessidade por um profissional:

Longevidade dos dentes

A melhora na função mastigatória é fator determinante para envelhecer com dentes saudáveis. Dentes alinhados distribuem a pressão de mordida e mastigação de maneira mais equilibrada, o que pode prevenir desgastes excessivos, trincas, fraturas e retrações gengivais.

Além disso, há um menor risco de cáries e doenças gengivais já que dentes bem alinhados são mais fáceis de limpar, o que reduz o acúmulo de placa bacteriana. Investir em um bom posicionamento dos dentes minimiza as chances de gastos excessivos com reabilitações no futuro.

Expectativa de vida

A expectativa de vida ao nascer no Brasil atingiu 76,4 anos em 2023, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este índice representa um aumento de 0,9 ano em relação a 2022, quando a expectativa era de 75,5 anos, e supera o patamar pré-pandemia de 2019, que era de 76,2 anos. ​

Para homens, a expectativa de vida aumentou de 72,1 anos em 2022 para 73,1 anos em 2023 e, para mulheres, passou de 78,8 anos em 2022 para 79,7 anos em 2023. Sabe-se que, com bons hábitos de saúde e acesso a medicina avançada, esse tempo de vida pode aumentar consideravelmente.

O adulto que se sente “velho demais” para corrigir os dentes com 50 anos, deve pensar que ainda pode viver por muito anos (assim se deseja) e que uma boa função mastigatória impacta diretamente na qualidade de vida.

Gastos no futuro

A prevenção é sempre mais barata do que o tratamento corretivo.

Evitar que os dentes fraturem, que as gengivas sofram consequências de uma má distribuição da carga mastigatória minimiza muito a chance de gastos com implantes e próteses no futuro.

Oportunidades profissionais

Intimamente ligada a qualidade de vida, já é cientificamente comprovado que a estética do sorriso impacta diretamente em oportunidades profissionais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, pessoas que sorriem com frequência no trabalho são percebidas como mais confiáveis, positivas e eficazes. Isso pode levar a uma maior colaboração e melhores relações com colegas e superiores.

Um estudo da University of Missouri mostrou que líderes que sorriem frequentemente têm mais chances de ser promovidos, pois transmitem uma imagem de acessibilidade e liderança positiva.

Tecnologia Avançada

Hoje em dia, existem opções mais discretas, como os alinhadores invisíveis, que são mais confortáveis e esteticamente agradáveis para os adultos que buscam o tratamento, sem o impacto visual das tradicionais braquetes metálicas. Além disso os alinhadores podem ser removidos para alimentação e higienização.

    Embora o tratamento ortodôntico em adultos possa levar mais tempo, ele pode proporcionar benefícios duradouros e uma melhoria significativa na saúde bucal e qualidade de vida.

    Portanto, o tratamento ortodôntico na vida adulta não é apenas sobre melhorar a aparência, mas também sobre proporcionar mais saúde e conforto para os dentes e a mandíbula.

    Adicionar aos favoritos o Link permanente.