Alfredo Chaves sedia competição pré-Copa do Mundo de parapente

Super Open em Alfredo Chaves. Voo livre
Foto: Divulgação Super Open

Considerado um dos principais destinos para a prática do voo livre no Brasil, a cidade de Alfredo Chaves entrou na rota internacional do parapente. De quarta a domingo, o município da Região Serrana do Espírito Santo sedia o Super Open 2025, com a realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente Classe Sport e a segunda etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre.

A competição recebeu o status de evento pré-Copa do Mundo, da Associação da Copa do Mundo de Parapente.

Leia também:

Anotaram a placa? Desportiva atropela o Rio Branco na Copa Espírito Santo

Com a qualificação, o evento passa a ser avaliado pela entidade internacional, em termos de organização e infraestrutura, visando à escolha da cidade para sediar uma etapa futura da Copa do Mundo de Parapente.

As competições vão acontecer na rampa de voo livre da Vila de Cachoeira Alta, uma das mais procuradas do Estado.

Com premiação total de R$ 20 mil, o campeonato conta com a chancela da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL), da Associação de Voo Livre de Alfredo Chaves (AVLAC) e da Federação de Aerodesporto Internacional (FAI), garantindo um alto padrão técnico e reconhecimento global.

Ao todo, serão 104 pilotos brasileiros e 36 estrangeiros na disputa.

Até 10 decolagens simultâneas

O presidente da Associação de Voo Livre de Alfredo Chaves, Frederico Aguirre, explica que a nova extensão da rampa do município possibilitará mais de 10 decolagens simultâneas.

Super Open em Alfredo Chaves. Voo livre
Foto: Divulgação Super Open

“O público consegue assistir perfeitamente às disputas no céu, os pilotos fazendo triangulações e também as ‘pernas’, que são a etapas de aproximação do pouso. É diferente das outras rampas, em que o público consegue acompanhar apenas a decolagem do participante”, conta Aguirre, lembrando que a rampa está situada a 500 metros de altitude em relação ao nível do mar e 470 metros de desnível do pouso oficial.

O presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Eucleber Janes Ferreira, acrescenta que o município de Alfredo Chaves proporciona condições climáticas e de infraestrutura adequadas para a realização de eventos de esportes de aventura.

“Alfredo Chaves também é conhecido por ter as melhores organizações para eventos deste porte, disponibilizando megaestruturas para trazer conforto e comodidade aos competidores. Este ano a expectativa está ainda maior em função do Campeonato Brasileiro de Parapente”, observa.

SAIBA MAIS

SUPER OPEN 2025 DE ALFREDO CHAVES
  • Campeonato Brasileiro de Parapente Classe Sport – 1ª etapa
  • Campeonato Capixaba de Voo Livre – 2ª etapa
  • Quando: 14 a 18 de maio
  • Local: rampa de voo livre de Cachoeira Alta, na Vila da Cachoeira Alta, no município de Alfredo Chaves
Adicionar aos favoritos o Link permanente.