“Debate deve ser mais amplo”, avalia vereador sobre mudança de data da Micareta durante audiência pública

Debate deve ser mais amplo, avalia vereador sobre mudança de data da Micareta durante audiência pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (15) uma audiência pública na Câmara Municipal de Feira de Santana para debater a Micareta. Foram discutidos diversos aspectos da festa como mudança de data, estrutura dos camarotes, iluminação, extensão do percurso, entre outros pontos. O vereador Pedro Américo, que é autor do requerimento da audiência, avaliou a discussão como positiva.

Debate deve ser mais amplo, avalia vereador sobre mudança de data da Micareta durante audiência pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Foi muito boa, foram levantados pontos por pessoas que fazem, que vivem a festa. Vários pontos de melhoria, de resgaste da Micareta e uma oportunidade rica para avaliar a festa. Foi uma oportunidade de debater com seriedade. Estamos fazendo um debate no pós-micareta, que traz oportunidades de uma construção longa para o ano que vem e fazer com que para as próximas micaretas, a gente possa ter uma festa cada vez melhor”.

De acordo com o vereador, os pontos debatidos refletem a micareta como um evento cultural, que deve ser fortalecido e resgatado. Segundo ele, a partir de agora serão montadas sugestões e será feito um resumo para debater com o executivo. “A ideia é a gente fazer um novo momento como esse, ainda esse ano, para melhorar essas ideias e fazer com que a micareta volte a ser referência nacional”.

Mudança de data

A mudança da data da micareta de Feira de Santana, que tradicionalmente acontece em abril, também foi debatida durante a audiência pública. Após a festa deste ano, o prefeito José Ronaldo de Carvalho sugeriu a mudança da data para novembro. Ao Acorda Cidade, o vereador Pedro Américo acha que o debate deve ser mais amplo antes da definição.

“Hoje aqui tivemos posicionamentos a favor e contrários a mudança da data. Acho que vamos precisar amadurecer mais conversando com quem faz a festa para avançar mais no debate”, afirmou. Ele ainda levantou um ponto de reflexão sobre essa mudança.

Debate deve ser mais amplo, avalia vereador sobre mudança de data da Micareta durante audiência pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Temos um problema com o período eleitoral, em anos de eleição municipal. Nesse período a prefeitura é impedida por lei para fazer gastos com publicidade. Após o período eleitoral já pode voltar a fazer algumas publicidades, mas ainda tem restrições. Então esse fato vai impactar na divulgação da festa, tanto antes, como depois”, analisou.

A produtora Patrícia San Galo, que sempre participa das micaretas de Feira de Santana, também falou sobre a mudança de data. Ela considera uma boa discussão, mas teme que mudanças como essa impactem na força e na tradição da festa.

Debate deve ser mais amplo, avalia vereador sobre mudança de data da Micareta durante audiência pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Acho que novembro é um excelente mês, mas tenho medo de mexer na data, pois acho que toda vez que a gente faz uma mudança como essa, a gente pode perder a força original. Ainda tem a proximidade com as eleições que me preocupa um pouco. Mas a gente entende que a cultura é pulsante, que precisa de mudanças”.

Patrícia ainda frisou ao Acorda Cidade que antes de tudo ela é foliã e que sempre participa da Micareta. Ela avalia que a festa este ano foi um sucesso.

“Vejo sempre a participação popular. Quando a gente tem público, a gente tem venda, nesse caso venda do produto Micareta. A quantidade de público é o que faz eu entender que ela está boa, as pessoas vão falando uma para outra. Esse ano se não tivesse chuva a participação poderia ser muito maior. Mas tudo funcionou, foram boas atrações, tudo que o público gosta”, afirmou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.