
A fase de grupos da Libertadores está na reta final, faltando apenas uma rodada para a definição dos 16 classificados para as oitavas de final da competição. E dos sete times brasileiros na disputa, somente dois já têm vaga garantida na próxima fase.
O Palmeiras é o líder do Grupo G, com 15 pontos e 100% de aproveitamento. O time já garantiu, além da classificação antecipada, a melhor campanha geral da fase de grupos. O Sâo Paulo é o outro brasileiro classificado, com 11 pontos, na liderança do Grupo D.
Leia também:
Flamengo vence a LDU no Maracanã e fica perto de vaga nas oitavas da Libertadores
Gilmar Mendes nega conflito de interesse ao julgar casos envolvendo a CBF
Botafogo decide em casa
Atual campeão da Libertadores, o Botafogo vai para a última rodada da fase de grupos ainda sem a classificação garantida. O Fogão decide em casa a vaga contra a Universidad de Chile, no dia 27, no Nilton Santos.

Situação do Grupo A
- 1º U. de Chile – 10 pontos
- 2º Estudiantes – 9 pontos
- 3º BOTAFOGO – 9 pontos
- 4º Carabobo – 1 ponto
O Botafogo é o terceiro colocado, com nove pontos. Se vencer, estará classificado. Se empatar, só avança se o Estudiantes perder em casa para o lanterna Carabobo. Em caso de derrota em casa, o Fogão estará eliminado e será “rebaixado” para a Copa Sul-Americana.
Flamengo ainda pode ser líder
O Flamengo é o vice-líder do Grupo C e pode até assumir a liderança na última rodada, quando joga em casa no dia 28 contra o Deportivo Táchira, que perdeu todos os jogos até agora.

Situação do Grupo C
- 1º Central Córdoba – 11 pontos
- 2º FLAMENGO – 8 pontos
- 3º LDU – 8 pontos
- 4º D. Táchira – 0 ponto
O Flamengo se classifica com vitória em casa por qualquer placar. Neste caso, será líder caso o Central Córdoba perca fora de casa para a LDU.
Se empatar com o Táchira, o Fla precisa torcer para que a LDU não vença o Central Córdoba. O time rubro-negro pode avançar até com derrota, desde que a LDU também perca para o time argentino.
São Paulo tem a liderança nas mãos
O São Paulo já está nas oitavas de final da Libertadores. Na última rodada, porém, o tricolor paulista vai jogar para garantir a primeira colocação, que dá vantagem de jogar em casa a partida de volta do mata-mata.

Situação do Grupo D
- 1º SÃO PAULO – 11 pontos
- 2º Libertad – 8 pontos
- 3º Talleres – 4 pontos
- 4º Alianza Lima – 4 pontos
Na última rodada, o São Paulo joga em casa contra o Talleres, no dia 27. Um empate é suficiente para dar ao tricolor paulista a primeira colocação do grupo. Se perder, o São Paulo pode perder a primeira colocação para o Libertad, que precisa vencer o Alianza Lima e tirar diferença de quatro gols de saldo em relação ao São Paulo.
Fortaleza busca a vaga fora de casa
O Fortaleza tem uma tarefa difícil na última rodada: não perder para o Racing na casa do time argentino.
Situação do Grupo E
- 1º Racing – 10 pontos
- 2º FORTALEZA– 8 pontos
- 3º Atl. Bucaramanga – 6 pontos
- 4º Colo-Colo – 2 pontos
O Fortaleza joga contra o Racing no dia 29, na Argentina, e estará classificado se conseguir pelo menos um empate. Em caso de derrota, o time nordestino precisa que o Atlético Bucaramanga não vença o Colo-Colo na casa da equipe chilena.
Inter x Bahia: só um avança
A última rodada do Grupo F vai decidir quem continua na Libertadores: Internacional ou Bahia.
Situação do Grupo F
- 1º Atl. Nacional – 9 pontos
- 2º INTERNACIONAL– 8 pontos
- 3º BAHIA – 7 pontos
- 4º Nacional – 4 pontos
O Atlético Nacional, da Colômbia, já está classificado. Já Inter e Bahia se enfrentam no dia 28, no Beira-Rio, e quem vencer avança para as oitavas de final. Em caso de empate, a vaga fica para o time gaúcho.
Palmeiras é o melhor time da Libertadores
O Palmeiras está classificado e já garantiu a melhor campanha geral da fase de grupos da Libertadores, com 15 pontos e 100% de aproveitamento.

Situação do Grupo G
- 1º PALMEIRAS – 15 pontos
- 2º Cerro Porteño – 7 pontos
- 3º Sporting Cristal – 4 pontos
- 4º Bolívar – 3 pontos
Na última rodada, o Palmeiras recebe o Sporting Cristal, no dia 28, e joga apenas para confirmar a campanha de 100% de aproveitamento.