Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ é aplaudido de pé em sua estreia no festival de Cannes

O filme brasileiro O Agente Secreto foi aplaudido em pé em sua estreia no festival de cinema Cannes, na França, neste domingo (18), às 15h (10h no horário de Brasília). Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, o longa-metragem concorre com outras 20 produções à Palma de Ouro, principal prêmio do festival. O filme vencedor será anunciado no dia 24 de maio.

Ao final da exibição, o público apludiu de pé por vários minutos. Os membros do elenco comemora com abraços e o diretor fez um breve discurso de agradecimento. “[Agradeço a] toda a equipe que faz esse filme. Tem uma pequena parte dessa equipe da qual me sinto muito honrado em ter vocês aqui, porque foi uma grande experiência ter feito O Agente Secreto. Queria agradecer a todos os atores e a toda a equipe técnica. Também estou feliz de estar aqui hoje. Muito obrigado”, disse Mendonça, segundo o jornal Estadão.

O Agente Secreto conta a história de um professor que se muda de São Paulo para Recife, durante a Ditadura, numa tentativa de deixar o passado e recomeçar a vida.

Os membros da equipe chegeram à exibição na manhã deste domingo. Atravessaram o tapete vermelho ao som do frevo tocado pela Orquestra Popular do Recife, que esteve na França.

Instagram will load in the frontend.

Ano do Brasil

O Brasil foi escolhido para ser o país homenageado da 78ª edição do festival, título designado a um país nomeado para receber destaque em um evento internacional, como o Festival de Cannes.

A homenagem reconhece os talentos criativos e a contribuição do país à indústria cinematográfica internacional, e tem palestras e eventos que celebram o valor e a diversidade do cinema brasileiro.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do Marché du Film 2025, considerado o maior mercado de cinema do mundo, anualmente realizado durante o Festival de Cinema de Cannes, na França. O evento tem mostra de filmes exclusiva para críticos, atores, cineastas e especialistas da indústria. Menezes terá ainda um encontro com a ministra da Cultura da França, Rachida Dati.

A delegação brasileira é composta por 65 agentes do setor audiovisual, como cineastas, produtores. A participação tem apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Instituto Guimarães Rosa (IGR) e da Embaixada do Brasil em Paris, assim como da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Durante a visita, também haverá mostras de trabalhos em andamento de filmes e documentários, eventos de networking e apresentações de iniciativas internacionais de coprodução.

De acordo com o ministério, a escolha do Brasil como país de honra do festival “é uma oportunidade única de expandir nossas conexões, fortalecer diálogos e mostrar ao mundo a diversidade e a criatividade do cinema brasileiro”.

*Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.