
A Escola Municipal João Marinho Falcão, em Feira de Santana, recebeu na manhã desta, o lançamento oficial do projeto nacional Terceira Dimensão, uma iniciativa que promete transformar o ensino com o uso da tecnologia 3D em sala de aula. O projeto já está presente em 18 escolas e faz parte do pacote de investimentos de R$ 58 milhões da Prefeitura na educação pública, anunciado no último dia 19. A expectativa é que mais 40 unidades sejam contempladas até junho, alcançando toda a rede até o fim do ano.

Segundo o secretário de Educação, Pablo Roberto, o objetivo é modernizar o processo de ensino-aprendizagem e proporcionar aos alunos experiências imersivas e conectadas com o mundo.

“Estamos levando a todas as escolas da rede municipal a realidade 3D, que vai dar a possibilidade de ensino e aprendizagem completamente diferente, moderno, tecnológico, permitindo que a partir da sala de aula o professor tenha condição de levar essa criança, esse adolescente para qualquer lugar do mundo, através do material didático, organizado, preparado, discutido com a comunidade escolar”, explicou em entrevista ao Acorda Cidade.
Segundo Pablo, o recurso vai auxiliar os professores e os alunos, levando uma metodologia de ensino diferente, com óculos 3D que permite ao aluno emergir em determinados assuntos, inclusive, históricos de forma mais profunda.

A escolha da Escola João Marinho para sediar o lançamento se deu por sua recente reestruturação e por já funcionar como piloto de outros projetos pedagógicos. “Aqui nós temos o laboratório de robótica, agora os equipamentos 3D funcionando. Nós queremos adequar toda a rede com a mesma estrutura que tem a escola João Marinho”, afirmou Pablo.
A Seduc está ofertando treinamento para as equipes de gestão escolar e, à medida que os equipamentos tecnológicos forem chegando, novas unidades serão contempladas. Todo o conteúdo da programação é offline, o que possibilita acessibilidade também para escolas da zona rural, onde não há internt. O pacote acompanha 30 óculos para aumentar a imersão, computador com software e sistema de som embutido para aumentar a experiência.
Reivindicações da APLB
Apesar do avanço tecnológico na rede, o momento também foi marcado pelo assunto do indicativo de greve dos professores, mesmo após o anúncio de uma série de medidas do município.
“Eu não vou entrar aqui no mérito da discussão dos indicativos que APLB tem apresentado. Agora eu posso lhe assegurar que esse último anúncio que nós fizemos, ele responde praticamente, eu não diria 100%, mas talvez 97, 98% da pauta de reivindicação”, disse o secretário.

Pablo Roberto destacou os esforços da gestão para atender às demandas da categoria, como reajuste salarial, pagamento de valores retroativos de 2020, contratação de cuidadores e investimento em infraestrutura escolar.
“Foi um esforço muito grande que nós fizemos nos últimos 30 dias, com inúmeras reuniões coordenadas pelo prefeito Zé Ronaldo. […] Não é justo com a população escolar, com os mais de 57 mil alunos que a gente tem, que nesse momento nós deixemos esses alunos fora de sala de aula”, concluiu.
Na próxima sexta (23), o secretário deve se reunir com a APLB para continuar dialogando sobre as reivindicações apontadas pela categoria.
Presente ao evento, o prefeito José Ronaldo de Carvalho também celebrou a nova fase da educação municipal. O prefeito garantiu que o investimento está sendo realizado com recursos próprios do município.

“Ir para uma escola e acontecer o que aconteceu hoje, a gente relembra a vida da gente, volta ao passado e sai de lá revigorado. Cheguei de um jeito, saí de outro. O trabalho tem sido intenso, mas um momento como esse revigora a gente. Eu quero ver, com fé em Deus, o Ideb de Feira melhorar, a gestão deseja isso, mas não é só a gestão, tem que ser a comunidade, os professores, ”, contou.
José Ronaldo também anunciou a compra de equipamentos específicos voltados para alunos com deficiência visual.

“Está sendo feita uma compra. A secretaria está fazendo a parte burocrática para poder comprar. Vamos aguardar chegar nos próximos dias. Vai haver uma apresentação também como essa de hoje aqui, e vocês vão ver uma novidade muito grande na educação de Feira de Santana”, afirmou.
Além do prefeito e do vice, também estiveram presentes o secretário de Governo, Neto Bahia; o superintendente de Esportes, Emerson Britto; o procurador-geral do Município, Guga Leal; e o vereador Edvaldo Lima.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.