
Os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória foram reformulados e terão mudanças em 2026. As apresentações devem acontecer em dois finais de semana.
O grupo especial, antes composto por sete agremiações, passa a ter dez escolas. Além das que desfilaram neste ano, as três primeiras colocadas no grupo de acesso A vão subir.
Com a reorganização, os desfiles da elite da folia na Grande Vitória serão divididos em duas noites. Cinco pavilhões vão cruzar o Sambão do Povo na sexta-feira, 6 de fevereiro, e outras cinco desfilam no sábado, 7 de fevereiro. A ordem já foi definida. (Veja abaixo).
Os desfiles das outras nove escolas do Carnaval de Vitória, que atualmente estão nos grupos de acesso A e B, também devem passar por uma reorganização.
As apresentações do grupo A, com cinco escolas, e do grupo B, com quatro agremiações, devem ocorrer em 13 e 14 de fevereiro, no fim de semana do carnaval nacional.
LEIA TAMBÉM:
As mudanças já eram estudadas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e pela Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) desde o início do ano.
O motivo, segundo a Liesge, está ligado principalmente a questões logísticas. Com carros alegóricos cada vez maiores, os espaços na concentração e na dispersão do Sambão do Povo estão cada ano mais disputados.
Vale lembrar que, em outubro de 2024, o regulamento foi alterado, permitindo que as alegorias ganhassem até dois metros a mais de altura, chegando a 11 metros.
Além disso, outro fator que colabora para a decisão de reformular a organização dos desfiles é o início das obras de construção da Cidade do Samba. Anunciado em julho de 2024, o projeto foi concluído pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação da Capital e encaminhado ao Comitê de Controle dos Gastos Públicos (CCGP) para análise e aprovação.
LEIA TAMBÉM: Escolas querem homenagear sambista em nome da Cidade do Samba de Vitória
Segundo a prefeitura informou ao Folha Vitória nesta semana, após a aprovação, o edital de licitação para a obra deve ser elaborado e a empresa responsável pela execução selecionada. Ainda não há previsão para isso ocorrer.
Sobre as mudanças nos desfiles do Carnaval de Vitória, a gestão municipal disse, por meio de nota, que está em constante diálogo com a Liga para consolidar cada vez mais o sucesso do evento. A Prefeitura reforçou a importância dos desfiles, que beneficia setores como hotelaria, gastronomia, transporte e costura.
A última reorganização das escolas nos grupos aconteceu em 2018, nas gestões anteriores das ligas, quando três escolas de samba que estavam inativas e mais uma foi criada. As quatro agremiações passaram a compor o grupo B.
Como vai funcionar o julgamento nas escolas de samba no Carnaval de Vitória?
Detalhes sobre como vai funcionar o julgamento das escolas de samba no campeonato de 2026 ainda não foram divulgados.
Carnaval de Vitória 2026: veja a ordem dos desfiles do grupo especial
A ordem dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2026 já foi definida. Na sexta-feira, 6 de fevereiro, a Pega no Samba, segunda colocada no campeonato de 2025, vai abrir os desfiles do grupo especial de 2026.
Em seguida, a Novo Império, a Unidos de Jucutuquara e a Mocidade Unida da Glória (MUG) cruzarão o Sambão do Povo. A Imperatriz do Forte, escola que ficou em último lugar nos desfiles deste ano, fechará a primeira noite.
A Rosas de Ouro, terceira colocada no acesso A neste ano, abrirá a segunda noite de desfiles do grupo especial no sábado, 7 de fevereiro, seguida pela Unidos da Piedade.
A Independente de Boa Vista, atual campeã, será a terceira escola a desfilar. Em seguida, virá a Chegou o Que Faltava, vice-campeã em 2025. A Andaraí, escola campeã do grupo de acesso A em 2025, fechará os desfiles do grupo especial.
Os desfiles do grupo de acesso ocorrerão no fim de semana seguinte, do carnaval nacional. Os detalhes ainda serão definidos.