Como gerir uma empresa em família? Mãe e filha, donas da Planet Girls, contam sua história


Adriana e Belle Restum contam em entrevista ao podcast Educação Financeira como tem sido a experiência de gerir a empresa juntas e dão dicas das boas práticas no trabalho em família. Adriana Restum (à esquerda) e sua filha Belle (à direita), donas da Planet Girls
Fabio Tito/g1
A maioria das empresas brasileiras, cerca de 90%, são classificadas como familiares, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de serem as mais numerosas, também são as que mais empregam pessoas no país.
Além de grandes e antigos nomes no mercado que mantêm essa tradição familiar, não é incomum ouvir pessoas dizendo que querem começar um negócio com seus parentes.
A empresária Adriana Restum, fundadora da marca de roupas Planet Girls, e sua filha Belle Restum, atual CEO da empresa, acreditam que empreender em família pode ser uma experiência muito positiva, devido à parceria, proximidade e valores compartilhados entre os familiares.
Elas ressaltam, porém, a importância de ter cuidado com alguns fatores que podem gerar conflitos na gestão do negócio e em casa, como a forma de impor opiniões, discordar da visão do outro e os processos de decisões estratégicas.
Em entrevista ao terceiro episódio da nova temporada do podcast Educação Financeira, que aborda lições de histórias de empreendedores de sucesso, mãe e filha compartilham sua experiência de gerir a empresa juntas e dão dicas sobre boas práticas no trabalho em família.
Veja a entrevista na íntegra ou outros cortes do episódio mais abaixo:
Como incluir a família nos negócios sem gerar problemas em casa e para a empresa?
Como a parceria entre mãe e filha começou
Como evitar atritos na gestão de uma empresa familiar
Dicas para lidar com ideias diferentes entre os familiares em um negócio
Como a parceria entre mãe e filha começou
Adriana e Belle Restum falam sobre como iniciaram parceria de mãe e filha na Planet Girls
Adriana Restum, que já trabalhava na área de moda desde adolescente, fundou a Planet Girls em 1997 e desenvolveu um negócio apoiado em um varejo físico forte, com vendas principalmente em lojas de shopping.
A empresa se tornou um sucesso nos anos 2000, influenciada por atrizes e outras celebridades famosas na época que usavam as peças da marca.
Com o passar dos anos, a Planet teve alguns altos e baixos, e Adriana conta que quase quebrou duas vezes, devido à queda na procura dos consumidores e redução no número de vendas. Nos últimos anos, a presença da marca diminuiu, principalmente pelo pouco entendimento de Adriana sobre o comércio virtual.
Foi aí que Belle entrou. Vendo a empresa com dificuldade em recuperar uma maior fatia do mercado de moda feminina para jovens, ela propôs à mãe uma iniciativa nas redes sociais, fazendo vídeos contando a história da Planet e mostrando os looks da marca.
A parceria começou em meados de 2023, e Belle sempre dizia que era “a filha da dona da Planet Girls” para engajar o público. O primeiro vídeo alcançou 6 milhões de visualizações.
Para mãe e filha, a ideia deu certo porque as adolescentes e jovens dos anos 2000 se identificaram e recuperaram um “apego emocional” com a marca, gerando repercussão nas redes e espalhando o conceito da marca para outros públicos e gerações mais novas.
Com o sucesso da estratégia digital, Belle começou a ajudar em todo o marketing da empresa, reposicionando a mensagem nas redes sociais para atrair o consumidor mais jovem, que sempre foi o público-alvo da marca.
Logo, também passou a contribuir na criação de peças para a Planet, com base nas tendências que percebia nas redes e entre as gerações mais jovens. Segundo Adriana, a filha “teve um olhar que se comprovou em números” e ajudou a revitalizar a empresa.
No fim de 2024, Adriana e Belle decidiram trocar os papéis, e a filha assumiu o cargo de CEO da companhia. A mãe, que disse entender que já não refletia mais o público que a marca busca alcançar, agora atua na empresa como parte da gestão e administração.
Belle Restum fala sobre decisão de assumir a Planet Girls
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Como evitar atritos na gestão de uma empresa familiar
Donas da Planet Girls falam sobre como evitar atritos na gestão de uma empresa familiar
Apesar do sucesso na parceria entre mãe e filha, elas admitem que nem tudo foi tão simples. Adriana relata que, no início, quando Belle a alertava sobre o posicionamento digital da Planet Girls, ela se sentia “até magoada”.
Mas esse processo de interagir em uma relação profissional, além de familiar, ensinou pontos importantes sobre como expor ideias, discordar de opiniões e lidar com conflitos.
“Eu acho que todos nós temos que ter um olhar para a marca. Ter atrito, tem. Só que o que eu sempre falo é que a gente tem que deixar o ego de lado e olhar para a marca”, pontua Adriana.
Segundo a empresária, há ocasiões em que elas discutem e discordam uma da outra. “Vários produtos que ela apostou, eu não estava apostando”, conta.
Belle dá um exemplo: queria lançar uma coleção de roupas com estampa de oncinha, mas a mãe achava uma má ideia porque já havia tentado isso há alguns anos e não teve sucesso.
Em meio ao atrito, resolveram fazer pesquisas e Belle comprovou que aquilo era uma tendência. Começaram com um teste de 200 peças e, vendo que funcionava, expandiram a produção.
“A gente quer resultado. Então a gente foca nisso: ter resultado”, afirma Belle.
Adriana reconhece que pode ser um desafio “não levar para casa” qualquer discordância no ambiente profissional. Mas considera que, ao colocar o melhor interesse da marca em primeiro lugar, fica mais fácil entender que um posicionamento diferente não é um “ataque pessoal”.
Ela também destaca a importância de manter sempre o respeito profissional em qualquer conversa, porque a outra pessoa, apesar de ser um familiar, também está ali trabalhando.
As duas comentam que o hábito de estudarem juntas temas importantes para o negócio tem facilitado a tomada de decisões pensando no bem da empresa.
Elas participam de congressos e eventos de empreendedorismo, negócios e marketing juntas para se atualizarem com o que há de mais novo no mercado. Esse conhecimento compartilhado se transforma em um entendimento mais próximo sobre as questões importantes para a marca.
Além disso, costumam compartilhar conhecimentos em que uma é mais “forte” que a outra. Adriana, por exemplo, está ensinando mais sobre questões administrativas para a filha, enquanto Belle foca em mostrar as melhores estratégias de marketing para a mãe.
Belle Restum fala sobre como é trabalhar na mesma empresa que o irmão
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Dicas para lidar com ideias diferentes entre os familiares em um negócio
Adriana Restum dá dicas para lidar com ideias diferentes num negócio em família
Com base em sua experiência trabalhando juntas, Adriana e Belle deixaram algumas dicas sobre como agir da melhor maneira possível em uma discussão que envolve opiniões diferentes:
Coloque-se no lugar do outro antes de reagir: entender a perspectiva da outra pessoa pode ajudar a reduzir desentendimentos.
Escute antes de fala: ouvir com atenção é o primeiro passo para qualquer diálogo produtivo, então vale não interromper e evitar formular respostas enquanto o outro fala.
Controle o ego: é importante reconhecer quando o ego e outras questões pessoais estão te impedindo de ouvir de forma atenta e aberta o que a outra pessoa está dizendo.
Seja cuidadoso ao expressar discordâncias: ao discordar do outro, escolha palavras que não machuquem, porque o tom e a forma como algo é dito fazem toda a diferença, afinal, além do trabalho, também são familiares.
Verifique se o outro está te entendendo e adapte sua forma de se comunicar: se a outra pessoa não entender sua visão, tente explicá-la de outra maneira — ter paciência também faz parte do processo.
Vocês podem estar dizendo a mesma coisa: às vezes, as pessoas estão de acordo, mas expressam as ideias de forma diferente. Tente identificar se esse é o caso.
Dê uma pausa quando os ânimos se exaltarem: se a conversa esquentar, faça uma pausa, tome água, respire fundo e espere os nervos esfriarem antes de continuar.
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