Atendimento sobre fraudes do INSS gera filas em agência dos Correios

Filas em Agência dos Correios para atendimento relacionado a fraudes do INSS
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Desde a última sexta-feira (30), as agências dos Correios estão prestando atendimento aos aposentados e pensionistas que precisam consultar, contestar ou acompanhar análise de descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O atendimento gratuito tem gerado filas em agências de todo o Brasil.

Na manhã desta terça-feira (3), a equipe do Acorda Cidade retornou a Agência dos Correios localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Feira de Santana, onde o movimento tem sido intenso nos últimos dias. Desde cedo já haviam pessoas aguardando o início do atendimento no local.

A aposentada Luziane de Jesus foi até a agência dos Correios para contestar um desconto que acontece há anos. “Tem 7 anos que desconta um valor variado entre 7, 12, 18 reais.” A beneficiária ainda não tem ideia de quanto no total será restituído. “Ainda não tenho ideia, mas espero que resolva, que me dê o meu dinheiro de volta.”

O beneficiário Raimundo Brasiliano, também esteve na fila dos Correios hoje pela manhã. Os descontos na conta dele vinham acontecendo em um período de tempo similar. “Muito tempo, oito anos mais ou menos, descontando cerca de 70, 80 reais por aí. Fui no INSS, não resolveu nada. Diziam que não tinha nada de desconto. Eu pedi extrato, disse que também não dão extrato.”, explicou Raimundo à reportagem do Acorda Cidade.

Filas em Agência dos Correios para atendimento relacionado a fraudes do INSS
Raimundo Brasiliano – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Sobre o valor a ser restituído Raimundo informou que também buscou assistência jurídica para se precaver. “Eu vou saber aqui, de onde vem os descontos. Mas estou com dois advogados que já deram entrada no cartório com o juiz, ele me falou em torno de 19 a 25 mil que devo receber. Se é mesmo, eu ainda não sei.”

Railda Santana, mora em Feira de Santana, ela também teve valores descontados em seu benefício durante os últimos anos. “Às vezes descontava 30, às vezes descontava 20, 18, 19 reais.”

Filas em Agência dos Correios para atendimento relacionado a fraudes do INSS
Railda Santana – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Railda procurou os Correios para ter uma noção de quanto será devolvido no total e quando começará a receber. “Vou saber agora aqui nos Correios. Tem que sair, porque não é possível a gente ter o nosso dinheiro, do suor da gente e ser descontado.” declarou.

Por que ir a uma agência dos Correios?

A ida aos Correios é uma opção adicional disponibilizada pelo Governo Federal, para quem tem dificuldade com celular, computador ou internet. No entanto, os canais preferenciais para atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Para quem já conseguiu atendimento por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.

O Governo Federal também alerta para a incidência de golpes, informando que ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a sua casa para oferecer este serviço. Os únicos canais de atendimento são os mencionados acima.

O que é necessário para o atendimento?

Para o atendimento presencial, é necessário apresentar apenas um documento com foto. Para beneficiários impossibilitados de comparecer presencialmente, um representante legal poderá buscar o atendimento mediante procuração autenticada, com acesso limitado apenas à consulta de informações.

Na agência dos Correios aposentados e pensionistas poderão:

  • Consultar se houve algum desconto no seu benefício;
  • Contestar descontos não autorizados;
  • Confirmar se algum desconto foi autorizado;
  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
  • Analisar documentos enviados por associações;
  • Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

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