
Valores que somam R$ 770 mil são referentes a cobrança de um serviço terceirizado. Segundo a Celesc, identificação ocorreu após o número de clientes adeptos aumentar repentinamente. Celesc identifica 22 mil clientes com desconto indevido na fatura
As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) identificaram que cerca de 22 mil clientes foram cobrados indevidamente por um serviço terceirizado, em valores que somam R$ 770 mil, na conta de luz de maio.
A identificação ocorreu após o número de clientes adeptos, que era de apenas 200 no início do ano, aumentar repentinamente. Conforme a companhia, cerca de 15 mil foram afetados em Balneário Camboriú, cinco mil em Itajaí e dois mil em Florianópolis.
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Na fatura, a cobrança extra de R$ 35 aparece como ‘Serviço Terceirizado Q19’, e a empresa Saúde Card Sul, que oferece cartão de desconto em atendimentos em saúde, seria a responsável por ela.
A NSC TV tentou contato por telefone e mensagem, durante dois dias seguidos, com a Saúde Card Sul, mas não teve retorno. Em nota, a empresa afirmou que está sendo alvo de falsas acusações de fraude no sistema de descontos em faturas de energia elétrica (veja íntegra abaixo).
A Celesc reconhece que a empresa tinha convênio para fazer esse tipo de cobrança, desde que autorizada pelos clientes, com CPF e assinatura, ou gravação de voz.
A mãe da manicure Crislaine Silvestre foi uma das pessoas que tiveram a cobrança na conta. Ela afirma que a família não havia autorizado a tarifa e que desconhecia o serviço.
Ela disse que não conseguiu contato com o Saúde Card Sul.
“A gente nunca autorizou, então, a gente achou bem estranho e bem ruim. Como que vai cobrar uma coisa que a gente não sabe nem do que se trata?”, questiona.
Segundo o gerente regional da Celesc em Itajaí, Pedro Paulo Molleri, o aumento começou a ser observado após a empresa ser vendida em janeiro.
“A partir disso, a gente começou a observar esse número crescente de descontos das faturas de energia, que chegam a R$ 22 mil. No que cabe à Celesc, a gente tomou todas as medidas: cancelou o contrato, vai fazer a devolução, fizemos um BO. A nossa área jurídica vai acompanhar esse processo”, esclareceu.
Ele orienta que, caso os clientes fiquem em dúvida em relação a descontos presentes na fatura, entrem em contato com os canais de atendimento da Celesc.
A mãe da manicure Crislaine Silvestre foi uma das pessoas que tiveram a cobrança na conta da Celesc
NSC TV/ Reprodução
O que diz a Saúde Card Sul
A SAÚDE CARD SUL vem a público se manifestar sobre falsas acusações que estão lhe sendo imputadas através de redes sociais acusando a empresa de fraude no sistema de descontos em faturas de energia elétrica sem a devida autorização de consumidores.
A nossa Empresa SAÚDE CARD SUL, atua no ramo de vendas de convênios de saúde há mais de 08 anos, sem nunca ter tido qualquer reclamação. Declaramos que sempre atendemos a legislação consumerista e aos critérios específicos da Celesc ao se conveniar nessa modalidade de cobrança, bem como possuímos toda a documentação pertinente para provar nossa licitude empresarial.
Trabalhando sob a égide da transparência e contando com a indicação de idoneidade por gestores da própria Agência de energia, informamos que os devidos procedimentos legais estão sendo tomados a fim de esclarecer qualquer fato maledicente a nossa Empresa imputado. Sempre primando pela oferta dos melhores serviços e benefícios a nossos conveniados, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos adicionais
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