O estudo “Panorama IA nas empresas brasileiras”, divulgado pela Totvs e realizado em parceria com a h2r insights & trends, mostra que 50% das companhias no Brasil não utilizam inteligência artificial (IA) de forma estruturada.
Entre as empresas que usam a tecnologia, 58% estão no início da adoção, 34% estão em fase intermediária e 8% relataram uso mais avançado. As aplicações mais comuns são: geração de conteúdo (33%), criação de imagens (29%), segurança da informação (21%) e atendimento automatizado com chatbots (20%).
O levantamento mostra que as ferramentas mais utilizadas são os modelos conversacionais, como ChatGPT, Gemini e Claude, com 40% de adesão. Plataformas com IA integrada vêm em seguida, com 33% das respostas.
Segundo a TOTVS, o mercado caminha agora para a adoção de Agentes de IA, sistemas autônomos ou semiautônomos capazes de executar tarefas, responder comandos, tomar decisões e adaptar-se ao contexto da organização.
Apenas 20% das empresas afirmam que a IA tem papel estratégico. Por outro lado, 42% consideram que a tecnologia está pouco alinhada com os objetivos do negócio. Apenas 7% das empresas afirmaram calcular retorno sobre o investimento (ROI) em IA, enquanto 93% não adotam métricas de mensuração de impacto.
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O estudo também identificou as principais barreiras à adoção de IA: segurança (36%), falta de profissionais (35%) e dificuldade de medir ROI (32%). Outros fatores incluem resistência interna (24%), integração com sistemas existentes (23%) e ausência de apoio da liderança (23%).
A TOTVS aponta que, para adoção de IA, é necessário ter sistemas de gestão atualizados, infraestrutura em nuvem e dados organizados. Sem isso, o uso da tecnologia tende a não gerar os resultados esperados.
O estudo ouviu empresas com receita entre R$ 360 mil e acima de R$ 300 milhões. A maioria dos respondentes atua na área de tecnologia da informação, principalmente em cargos de gestão.
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