
Inspeção foi feita nesta terça-feira (1º). De acordo com comissão, todas as salas estavam com mais pacientes que a capacidade máxima. Super lotação em sala verde da UPA de Sobradinho, no DF
CDDHCLP/Divulgação
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) fez uma inspeção na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho, na manhã desta terça-feira (1º).
A visita apontou superlotação e atendimento precário na unidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O g1 questionou o Iges-DF, que faz a gestão das UPAs na capital, sobre o caso, mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.
De acordo com o presidente da comissão, deputado Fábio Félix (Psol), todas as salas da UPA de Sobradinho estavam super lotadas.
3 mil pacientes acima da capacidade permitida
Segundo o deputado Fábio Félix, a sala verde da UPA deveria ter três leitos de estabilização para medicação, mas está com 19 pessoas internadas. As salas amarela e vermelha também estão lotadas.
“A UPA de Sobradinho deveria atender no máximo de 5 mil pessoas por mês, e tem atendido até 8 mil pessoas, muito além daquilo que é o previsto. Isso tem um impacto na parametrização de profissionais que atendem na unidade, e precariza o atendimento a população”, afirma o deputado.
📌 Em maio deste ano, duas pessoas morreram na UPA de Sobradinho.
As famílias dos pacientes reclamaram de demora no atendimento, falta de exames e de ambulâncias, e a impossibilidade de acompanhante na sala vermelha.
Comissão de Direitos Humanos da CLDF aponta superlotação na UPA de Sobradinho, no DF
CDDHCLP/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
EM SOBRADINHO: homem morre em UPA no DF; família denuncia demora no atendimento
VEJA CASOS: famílias denunciam casos de negligência em UPAs do DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.